Laudo

Prédio que desabou parcialmente em Taguatinga será demolido

Segundo informações preliminares da empresa de topografia contratada pelo dono do prédio, a estrutura será demolida nos próximos dias

Rafaela Martins
postado em 13/01/2022 21:38
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

Há uma semana, mais de 100 pessoas foram afetadas pelo desabamento parcial do prédio onde moravam. Localizado na Área Especial da QSE 20, na região de Taguatinga Sul, a estrutura veio abaixo soterrando o térreo (parte comercial), e o primeiro andar (residencial).

Em reunião realizada nesta quinta-feira (13/1) com a Defesa Civil, DF Legal, Administração de Taguatinga e equipe técnica especializada em topografia contratada pelo proprietário do edifício, ficou estabelecido que, por uma questão de segurança, não será mais permitida a entrada no prédio. De acordo com os estudos topográficos, o prédio deverá ser demolido, mas ainda não há uma data estabelecida para a demolição.

Na segunda-feira (10/1), quando saiu o primeiro laudo técnico da Defesa Civil, foi constatado que há instabilidade no prédio e que outros três pavimentos podem desabar. Com isso, os técnicos não liberaram a entrada de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) para retirar pertences dos moradores.

O documento da empresa de topografia contratada precisou ser revisado com informações exigidas pela Defesa Civil e deve ser concluído nos próximos dias. Além disso, o prédio foi integralmente fechado com tapumes, para que não haja acesso à edificação.

Ajuda

A maioria dos desabrigados foi realocada para um hotel no Pistão Sul desde o dia do incidente (6 de janeiro). Em nota à imprensa, o proprietário disse que amanhã vence o prazo das hospedagens, e que os moradores precisam se deslocar para casa de parentes, amigos ou locar um imóvel.

O Governo do Distrito Federal (GDF) foi acionado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e pela Administração Regional de Taguatinga para ofertar às famílias interessadas o benefício do Aluguel Social.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação