Saúde

Estoques de vacinas contra Influenza estão acabando no DF

Segundo a Secretaria de Saúde, os imunizantes serão repostos na campanha de 2022

Correio Braziliense
postado em 15/01/2022 16:01 / atualizado em 15/01/2022 16:03
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os estoques da vacina contra a gripe estão finalmente chegando ao fim no Distrito Federal. Focados na imunização contra a covid-19, muitas pessoas deixaram de se imunizar contra a gripe em 2021. Mas o aumento de síndromes gripais, que são mais frequentes nos meses mais frios do ano, tem feito os brasilienses procurar o imunizante contra influenza nos pontos de vacinação.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), hoje, o DF tem cerca de 2 mil doses que estão distribuídas nas unidades das regiões Norte e Sul. Quem ainda não tomou e quer receber a vacina contra o vírus Influenza pode procurar o ponto de vacinação mais próximo. A lista com os locais que ainda têm o imunizante é divulgada diariamente no site da Secretaria de Saúde.

A cobertura vacinal contra a gripe no DF foi abaixo do esperado em 2021. Durante a campanha aberta pelo Governo do Distrito Federal (GDF), entre 12 de abril e 31 de agosto, foram vacinadas 1.002.342, contra 1.082.667 em 2020, e 894.959 em 2019. Com o baixo interesse pelos grupos prioritários, o Ministério da Saúde liberou a vacinação gratuita para toda população acima dos 6 meses de idade. Além disso, também deixou de ser necessário o intervalo de 14 dias entre as vacinas da gripe e da covid, podendo ser tomadas, inclusive, na mesma hora.

O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.

Campanha 2022

De acordo com a Secretaria de Saúde, o DF não ficará desabastecido. Novas vacinas contra a influenza serão recebidas a partir do lançamento da campanha 2022, que ocorre todos os anos entre o final de março e início de abril. O período de campanha e o envio das doses são definidos pelo Ministério da Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação