Hospital

HRSM declara bandeira vermelha devido ao alto volume de pacientes atendidos

Hospital tem atendido um volume maior de pessoas do que a capacidade prevista e apresenta um número insuficiente de macas devido a superlotação; o abastecimento de oxigênio está mantido e há respiradores disponíveis

Yasmim Valois*
postado em 17/01/2022 20:30
 (crédito: Davidyson Damasceno/Iges-DF)
(crédito: Davidyson Damasceno/Iges-DF)

Nesta segunda-feira (17/01) foi decretada bandeira vermelha no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) devido ao alto número de pacientes, segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF). Isto significa que a unidade está atendendo um volume maior de pacientes do que a capacidade prevista.

“Todas as macas estão ocupadas" informou o IGES-DF, em nota. Sobre os respiradores, a nota informa que  estão disponíveis e que os pontos de oxigênio estão todos funcionando. "Também não há falta de medicamentos para febre, pois os estoques estão abastecidos. Para reduzir a superlotação, as equipes estão atuando para acelerar as altas e exames complementares, permitindo a maior rotatividade de leitos”, completa o texto.

A partir de medidas como essa, o hospital passa a admitir apenas casos muito urgentes. Esta é a primeira vez que o Hospital Regional de Santa Maria decreta bandeira vermelha em 2022. Mas, quado um incêndio se iniciou na caixa de eletricidade no subsolo da unidade e atingiu o pronto-socorro, foi declarada bandeira negra no hospital.

Bandeiras

Verde — quando não há restrição e a unidade funciona em capacidade plena
Amarela — quando se preserva o atendimento de pacientes classificados como amarelo ou mais grave pela triagem (pulseira amarela, laranja e vermelha)
Laranja — quando está preservada a capacidade de atendimento de pacientes classificados em laranja ou mais grave  pela triagem (pulseira laranja e vermelha)
Vermelha — quando há a capacidade de atendimento de pacientes classificados apenas com a cor vermelha  pela triagem (pulseira vermelha)
Negra — reservada a casos que afetem a unidade hospitalar como um todo e não permitam o funcionamento mínimo como instituição de saúde

*Estagiária sob a supervisão de Layrce de Lima

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação