Escola

MPDFT recomenda retorno presencial das aulas à Secretaria da Educação

Documento foi enviado à pasta para que providencie medidas e retorne com as atividades escolares nas redes pública e privada. A SEEDF tem 20 dias para o cumprimento das orientações

Correio Braziliense
postado em 19/01/2022 15:36
 (crédito: Amália Gonçalves/Secom UnB)
(crédito: Amália Gonçalves/Secom UnB)

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), recomendou que a Secretaria de Educação do DF (SEE-DF) adote providências para que as redes pública e privada de ensino retornem às aulas presenciais sem a exigência de vacinação contra a covid-19 para os alunos. O documento foi encaminhado nesta terça-feira (18/1).

Além disso, a Proeduc quer que as escolas da rede pública não funcionem como locais de vacinação de estudantes, garantindo que os pais e responsáveis tomem a decisão livre e esclarecida sobre a aplicação do imunizantes em crianças e adolescentes. Seguindo as recomendações, a pasta da educação deve continuar adotando os protocolos sanitários contra a covid-19 nas unidades educacionais da capital.

A secretaria deverá prestar informações à promotoria sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação no prazo de 20 dias. Uma cópia do documento deve ser enviada ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) para que seja divulgada para as escolas privadas.

Segundo a Proeduc, as dificuldades encontradas durante o ensino remoto demonstram a importância das aulas presenciais para cumprimento do direito fundamental à educação. A promotoria destacou o agravamento dos índices de abandono e evasão escolar devido a situações como falta de equipamentos e de acesso à internet, dificuldade de acompanhamento por parte das famílias, falta de preparo das escolas para lidar com as plataformas digitais, além dos prejuízos na aprendizagem de crianças e adolescentes, em especial de alunos com deficiência como transtorno do espectro autista.

Vacinação pediátrica

Como justificativa, a Proeduc destacou que crianças e jovens representam uma parcela pequena dos casos de covid-19. O grupo entre 5 e 14 anos é responsável por 7% dos casos e 0,1% das mortes relatadas. Além disso, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 não incluiu, em razão dos dados epidemiológicos, crianças e adolescentes como sendo população-alvo da imunização.

Outro ponto destacado é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos em caráter experimental e que a empresa fabricante dos imunizantes prevê a conclusão de estudo de segurança e imunogenicidade da vacina em 2026. Ressaltou-se também que a exigência de comprovante como meio indireto de indução da vacinação compulsória somente pode ser estabelecida por meio de lei.

Com informações do MPDFT

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação