Saúde

Covid-19: Em janeiro, taxa de transmissão aumentou 131% no DF

Levantamento feito pela Codeplan a pedido do GDF mostra que, de 3 a 18 de janeiro, o índice saiu de 1 para 2,31

Samara Schwingel
postado em 19/01/2022 16:34
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

Em 15 dias de janeiro de 2022, a taxa de transmissão da covid-19 aumentou 131% no Distrito. Em 3 de janeiro, o índice estava em 1 e, nesta terça-feira (18/1), chegou a 2,31. O levantamento foi feito pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) a pedido do Governo do Distrito Federal (GDF). 

O documento ainda mostra que, durante a primeira onda da pandemia, em março de 2020, a taxa de transmissão chegou a 2,61. A média, na época, era de cerca de 3 mil casos diários. Durante a segunda onda, registrada em março e abril de 2021, o Rt (transmissão) chegou a 1,42 e os registros de infecções por dia ficaram na média de 2.263. 

Já neste terceiro período de aumento da pandemia, o DF tem o Rt em 2,31 e a média de casos em 5.648, a maior de toda a crise sanitária. A média de óbitos diários saiu de 88, durante a segunda onda, para quatro. 

Ainda de acordo com o levantamento, o recorde de casos diários, em 2022, foi no dia 17 de janeiro, quando a Secretaria de Saúde do DF confirmou 5.648 infecções pelo novo coronavírus. 

Os dados foram utilizados pelo GDF para definir a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) e já está em vigor.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação