Normas

Poluição sonora: dois bares foram interditados em Taguatinga

Após repetidas reclamações e infrações, o Instituto Brasília Ambiental interditou, na quarta-feira (19/1), dois bares em Taguatinga em decorrência da poluição sonora

Rafaela Martins
postado em 20/01/2022 15:51
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) interditaram, na quarta-feira (19/1), dois bares na região de Taguatinga, acusados de poluição sonora. Foi aplicada multa no valor de R$ 12 mil, por descumprimento da Lei Distrital nº 4.092/2008, popularmente conhecida como Lei do Silêncio.

De acordo com a Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) do Brasília Ambiental, os locais estavam sendo monitorados há dois meses por repetidas infrações e reclamações registradas na Ouvidoria, além de recomendações do Ministério Público (MP).

O diretor de Fiscalização do instituto, Douglas Pena, explicou que o objetivo das penalidades aplicadas é demonstrar, principalmente ao setor de bares, restaurantes e casas de shows, a necessidade de adequação aos limites dispostos na lei. Se houver execução de música mecânica ou ao vivo, é preciso o tratamento acústico adequado nas instalações, a fim de evitar danos à saúde da população que reside nas proximidades.

“Quando um estabelecimento chega a ser interditado, é porque há reiteradamente a insistência em permanecer inerte frente às recomendações de autos de infrações anteriores, como foi o caso dos dois estabelecimentos em Taguatinga”, reforçou o diretor.

Denúncias

O Brasília Ambiental recebeu mais de 4 mil denúncias de poluição sonora, somente em 2021. Foram 3.237 operações fiscais, que resultaram em 786 autos de infração e mais de R$ 11 milhões em multas.

Os dados apontam crescimento de 3,5% nas ações fiscais, 84,94% nos autos de infração e 99,30% na aplicação de multas em comparação a 2020. Nas ações de interdição parcial, o estabelecimento mantém as atividades, mas sem o uso de som eletrônico ou ao vivo. Já no caso de interdição total, o local é fechado, só podendo retomar as atividades quando todas as irregularidades foram solucionadas.

Interessados em fazer denúncias de poluição sonora podem ligar para o telefone 156 ou recorrer ao site da Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF).

Com informações do Brasília Ambiental

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação