CORONAVÍRUS

MPDFT pede informações sobre combate à pandemia de covid-19

Diante o aumento de casos, a Secretaria de Saúde deve informar, em até cinco dias úteis, ao órgão os detalhes de cada fase do plano de contigência

Correio Braziliense
postado em 22/01/2022 10:09 / atualizado em 22/01/2022 11:23
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem até a próxima segunda-feira (24/1) para informar ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) o plano de contingência em relação a pandemia da covid-19. Com a alta de casos nas últimas semanas, a força-tarefa de enfrentamento à crise sanitária dp MPDFT pede detalhes de como será feito a remobilização de leitos de UTI para pacientes com suspeita ou confirmação da doença. 

O MPDFT pede que a pasta esclareça quantos leitos de UTI, com e sem suporte dialítico, pretende mobilizar e a qual a data prevista para a sua ativação. Além disso, quer saber se o Governo do Distrito Federal irá contratar serviços de unidade de terapia intensiva ou leitos com suporte ventilatórios, seja na forma de hospital de campanha ou parceria com a rede privada. E se há disponibilidade orçamentária para a contratação desses leitos. 

Para o Ministério Público, a contratação de novos leitos fora da rede credenciada deve ser precedida de avaliação técnica, tendo em vista a necessidade real da abertura de novas unidades de terapia intensiva, principalmente com suporte dialítico. O órgão destaca que é necessário cuidado com a manutenção do atendimento de outras doenças que demandam atenção hospitalar, especialmente por meio de cirurgias eletivas, cujas filas seguem em situação preocupante

O oficio encaminhado para a pasta na última segunda-feira (17/1) também rquisita informações sobre quais outras medidas, incluindo as não farmacológicas, estão sendo planejadas para o enfrentamento do atual agravamento da pandemia. 


 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação