Castração

Saiba como castrar gratuitamente cães e gatos no DF; veja como se inscrever

A partir de quinta-feira (27/1), Instituto Brasília Ambiental abrirá mais de 3 mil inscrições para castração de cães e gatos no Distrito Federal. Serviço é gratuito

Pablo Giovanni*
postado em 24/01/2022 21:48 / atualizado em 24/01/2022 21:48
Inscrições para castração de cães e gatos começam nesta quinta-feira (27/1) -  (crédito: Ibram)
Inscrições para castração de cães e gatos começam nesta quinta-feira (27/1) - (crédito: Ibram)

Quem ama, cuida. Os tutores de cães e gatos do Distrito Federal poderão se inscrever na primeira campanha de castração de 2022, a partir de quinta-feira (27/1). Ao todo, serão 3.236 vagas e, para participar, o responsável pelo animal precisa ter mais de 18 anos.

De acordo com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o programa de castração de cães e gatos visa controlar a população, além de prevenir possíveis doenças e ninhadas indesejadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em monitoramento em junho passado, no Brasil, existiam 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões gatos e 20 milhões cachorros. Para entender um pouco mais sobre as regras da campanha, clique aqui.

Em cronograma divulgado pelo instituto, as inscrições devem acontecer com base na espécie e no sexo do animal. Ainda na quarta-feira (27/1), serão realizados os cadastros de cães e gatos, enquanto na sexta-feira (28), o foco será em gatas e cadelas. Para preencher o formulário para castrar o seu adorável bichinho, o site do Brasília Ambiental abrirá o preenchimento somente nos dias anteriormente mencionados. Para deixar salvo, o Correio disponibilizará o link, clicando aqui.

Apenas preencher não garante nada

A Unidade de Gestão de Fauna (Ufau) ressaltou, contudo, que apenas a conclusão do cadastro não garante a vaga da castração ao animal. O resultado final com a lista dos contemplados será publicado até 4 de fevereiro, também no site do instituto, assim como as respectivas datas das cirurgias, que devem acontecer entre 8 de fevereiro e 18 de março, conforme escolha no ato do cadastro.

*Estagiário sob a supervisão de Guilherme Marinho

Locais

Coração Peludinho, no Gama;

Clínica Dr. Juzo, em Samambaia;

Clínica PedAdote, no Paranoá; e

Animais Hospital Veterinário, em Ceilândia

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação