COVID-19

Covid-19: Leitos de UTI para adultos estão com 100% de ocupação no DF

Todos os 83 leitos disponíveis na rede pública estão ocupados ou bloqueados. Os dados são do portal Info Saúde, disponibilizado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF)

Carlos Silva*
postado em 25/01/2022 10:21 / atualizado em 25/01/2022 10:21
 (crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)

A taxa de ocupação de adultos com covid-19 em leitos de unidades de terapia intensivas (UTI) no Distrito Federal subiu, chegando a 100% na rede pública. Todos os 83 leitos disponíveis na rede estão ocupados ou bloqueados. Os dados são do portal Info Saúde, disponibilizado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

Quando questionada sobre a possibilidade da abertura de novos leitos, a Secretaria de Saúde do DF informou que “está tomando todas as providências para aumentar a oferta de leitos gerais na rede pública do DF”. Dentre as medidas implementadas, foram citadas aumento da jornada de 20 para 40 semanais para servidores que atuam com assistência direta e a contratação de mais leitos privados.

Na rede privada de atendimento, essa taxa de ocupação cai, chegando a 59,50%. Dos 137 leitos oferecidos, 135 são para adultos e apenas dois são pediátricos.

 

Queda na taxa de transmissão


A alta na taxa de ocupação de leitos públicos para pacientes adultos com covid-19 vem logo após a confirmação de 6,9 mil casos e queda da taxa de transmissão do vírus, que está em 2,24 (esse número chegou a 2,61 no sábado). Quando está acima de 1, o indicador demonstra que a pandemia está fora de controle.

Com a confirmação dos casos, o total de infectados passa para cerca de 568 mil na capital. Apesar disso, a campanha de vacinação tem sido eficaz em controlar a taxa de letalidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação