Prisão

Grupo de traficantes liderado por Toninho do Pó é condenado no DF

Sete dos integrantes tinham passagem por receptação de cargas roubadas. Nove jhaviam sido condenados por organização criminosa no Recanto das Emas

Correio Braziliense
postado em 25/01/2022 13:48
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Um grupo de quatorze pessoas foi condenado por associação para o tráfico nesta terça-feira (25/1). Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que obteve a condenação, o grupo era liderado por Antônio César Campanaro, conhecido como Toninho do Pó.

As penas dos membros do grupo somam aproximadamente 60 anos, sendo a maior de 10 anos de prisão, em regime fechado. Três foram absolvidos. Sete dos integrantes já tinham passagem por receptação de cargas roubadas. Nove haviam sido condenados por organização criminosa no Recanto das Emas.

 

Operação Torre de Babel


Todos os réus foram presos em 2018, na deflagração da Operação Torre de Babel. A ação cumpriu 46 mandados de prisão em 16 cidades de seis estados. Também foram cumpridos 70 mandados de busca e apreensão.

Na operação, Toninho do Pó foi preso na Bahia, em uma pousada no Morro de São Paulo. Com ele foram encontrados mais de R$70 mil, além de vários carros de luxo. De acordo com as investigações, o criminoso comandava um grupo focado em receptação de produtos roubados. A facção estava associada a outra que atua em Santa Catarina e no Paraná. O pagamento das cargas era feito por meio de veículos em nome de terceiros, com procuração do traficante. Depois de recebidos, eram utilizados como moeda para a compra de drogas.

As condenações ocorreram em 2020. Toninho do Pó morreu em 2019, antes do julgamento. Também foram presos dois filhos e uma enteada do criminoso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação