Tempo

Moradores registram chuva em vários pontos do DF; veja locais

Mesmo com a alta temperatura prevista para esta terça-feira (25/1), regiões da capital recebem um alívio para o calor intenso. Inmet afirma que as máximas podem alterar ao longo desta semana

Eduardo Fernandes*
postado em 25/01/2022 17:14
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Apesar do calor e da alta temperatura nesta terça-feira (25/1), com máxima de 32ºC e mínima de 16ºC, algumas regiões do Distrito Federal foram agraciadas com chuva. De acordo com o meteorologista, Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir da tarde desta terça, as instabilidades associadas ao calor e à alta umidade intensificam a nebulosidade e as chuvas em grande parte do DF

“No decorrer da semana, as instabilidades deverão predominar. Com isso, aumentam as chances de chuva na maior parte do período. Sendo a partir da tarde, devido ao aquecimento diurno, as maiores chances de pancadas de chuva”, comenta. Somente nesta terça (25/1), em relação às Estações da capital, entre as 11h e 13h, choveu 52,6 mm em Águas Emendadas (Planaltina), sendo 50,6 mm em uma única hora. Nas demais estações como Gama, Paranoá, Sudoeste e Brazlândia ainda não há registros de chuvas.

Além de Planaltina, segundo relato de moradores, em Águas Claras, a primeira chuva começou por volta das 11h15, sem persistir por muito tempo. Mas no início da tarde, muitos trovões e raios invadiram o céu da cidade, que desabou em chuva às 13h30. Durante 40 minutos, Samambaia Norte também recebeu com chuva forte neste período de calor. Em Ceilândia, o temporal se manteve por mais de 1h30. 

Até o momento, o único local que superou as expectativas de chuva foi a região de Brazlândia, com 248,4 mm. Esse número equivale a 19% da média normal para o mês inteiro, que é de 209,4. A área da capital onde os registros pluviais estão abaixo do ideal é no Paranoá, com 80,6%mm, correspondendo a 38% do percentual esperado. 

O Inmet prevê que as temperaturas continuem elevadas ao longo da semana, porém com o predomínio de céu com muitas nuvens e com chuvas, as temperaturas ficarão mais amenas. As máximas deverão variar entre 26°C e 28°C nos próximos dias e as mínimas, entre 16°C e 18°C. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Em Águas Claras, a chuva deu início na manhã desta terça-feira (25/1) perdurando-se até o começo da tarde
    Em Águas Claras, a chuva deu início na manhã desta terça-feira (25/1) perdurando-se até o começo da tarde Foto: Material cedido ao Correio
  • Chuva forte em Samambaia Norte durou cerca de 40 minutos
    Chuva forte em Samambaia Norte durou cerca de 40 minutos Foto: Material cedido ao Correio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação