Pesquisa

Em um ano, DF registra 17 casos de trabalho análogo ao de escravo

Segundo levantamento da Secretaria de Inspeção do Trabalho, valor de 2021 é maior dos últimos dois anos.

Samara Schwingel
postado em 29/01/2022 11:16
 (crédito: Secretaria de Inspecao do Trabalho/Reproducao)
(crédito: Secretaria de Inspecao do Trabalho/Reproducao)

De acordo com o relatório de Combate ao Trabalho Escravo da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), no último ano, o Distrito Federal registrou 17 casos de pessoas que foram encontradas em regimes análogos ao da escravidão. O levantamento, divulgado na sexta-feira (28/1), mostra que esse valor deixa o DF em 15º lugar entre as unidades da federação que mais tiveram ocorrências do tipo. 

O valor de 2021 é o menor para a capital federal nos últimos dois anos. Em 2020, foram 78 trabalhadores resgatados e, em 2019, 80. Segundo o relatório, no ano passado, das 17 ocorrências, seis eram em ambiente rural e o restante em locais urbanos. 

Considerando todo o Brasil, o relatório mostra que 1.937 pessoas foram encontradas em condições análogas à de escravo. O estado que ocupa a primeira posição é Minas Gerais, com 758 ocorrências seguido por Goiás, com 304, e São Paulo, com 147. 

Como denunciar trabalho escravo 

- Portal do Ministério Público do Trabalho

- Polícia Federal (194)

- Polícia Rodoviária Federal (191)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação