COTIDIANO

Turistas visitam Brasília atentos aos cuidados sanitários contra a covid-19

O Correio visitou alguns pontos turísticos de Brasília, como a Catedral Metropolitana e a Torre de TV, e encontrou todos os turistas utilizando máscaras. Visitantes comentaram a importância da vacinação contra a covid-19 durante a viagem

Pedro Marra
postado em 31/01/2022 06:00
 (crédito: Fotos: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press
)
(crédito: Fotos: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press )

Os cuidados sanitários contra a covid-19 e a vacinação motivam turistas a conhecer Brasília. No domingo (30/1), o Correio visitou cartões-postais da capital federal para saber se os visitantes se protegem com uso de máscara e álcool em gel e se respeitam as medidas de segurança contra a doença. Morador de Guaratuba (PR), o aposentado Valdomiro Gomes, 65 anos, foi um dos que decidiu conhecer os principais pontos da cidade. Junto da esposa, a auxiliar de serviços gerais Cleide de Sousa, 64, eles visitaram a Catedral pela primeira vez.

"A gente veio porque é aniversário da minha filha e aproveitamos para conhecer alguns cartões-postais", conta Valdomiro. O paranaense relata que, por onde passou, pediram para ele usar a máscara de proteção. "Sempre tem o pessoal orientando nos restaurantes, mas a gente só tira na hora de comer", diz o visitante.

Cleide relembra que ela e o companheiro foram diagnosticados com covid-19 neste começo de ano e ficaram isolados por 14 dias. "Tivemos só um quadro gripal, mas somos a favor de todas as vacinas, independentemente da covid-19, até porque tomamos doses desde criança", afirma.

Vacinada com a segunda dose, a gaúcha de Santo Ângelo (RS) Alice Cadori da Silva, 17, também foi com a família conhecer a Catedral. Ela acredita que, com todos os cuidados necessários para evitar a infecção do vírus, há como curtir as férias. "Aqui todo mundo usa máscara, e tem gente que está com a terceira dose", diz. Para ela, a vida não pode parar, independente da pandemia. "O que a gente precisa fazer é se cuidar e cuidar dos outros", acrescenta.

Álcool e máscara

De passeio na Feira da Torre de TV, a moradora de Pelotas (RS) Marina Madruga de Azevedo, 11, diz que durante toda a viagem sempre utilizaram álcool em gel 70% e máscara N95. "Lá, a gente está voltando a ter alta nas internações, e 80% são de não vacinados", informa. Segundo ela, todos da família tomaram, ao menos, a primeira dose do imunizante contra a covid-19. "Me sinto tranquila, pois já foi comprovada a eficácia da vacina, que salvou muita gente", conclui.

A pequena Júlia Emanuelle André Teles, 11, veio de longe para passar as férias com a família, de Brasília. Moradora de Santiago de Compostela, na Espanha, ela curtiu o domingo de sol com a tia e os demais parentes durante uma visita à Torre de TV. Na fila, ela comentou sobre a importância da vacinação. "Eu tenho saudade dos meus pais, que ficaram na Espanha, mas tenho medo de pegar a covid-19. Por isso que a vacina é importante, principalmente para eu não pegar o vírus e poder viajar", opina a menina.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Turistas de Pelotas (RS), Marina Madruga de Azevedo e família conheceram a Feira da Torre
    Turistas de Pelotas (RS), Marina Madruga de Azevedo e família conheceram a Feira da Torre Foto: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press
  • O casal paranaense Valdomiro 
e Cleide visitaram, 
ontem, a Catedral
    O casal paranaense Valdomiro e Cleide visitaram, ontem, a Catedral Foto: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press
  • Júlia Emanuelle (C) mora 
na Espanha. Ontem, a família 
a levou à Torre de TV
    Júlia Emanuelle (C) mora na Espanha. Ontem, a família a levou à Torre de TV Foto: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação