Tempo

Segunda-feira pode ter pancadas de chuva e trovoadas no Distrito Federal

A temperatura mínima fica em 17ºC, enquanto a máxima pode chegar a 28ºC. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%

Carlos Silva*
postado em 31/01/2022 09:16
 (crédito:  Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press)
(crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press)

O tempo se mantém instável nesta segunda-feira (31/1) no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além do clima nublado, haverá pancadas de chuva isoladas e trovoadas.

A temperatura mínima fica em 17ºC, enquanto a máxima pode chegar a 28ºC. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%. "Pode haver aberturas para sol, mas o céu ainda se mantém com muitas nuvens”, afirma Mamedes Luis, meteorologista do Inmet.

Segundo o especialista, três fatores causam essa instabilidade climática: calor, umidade e aquecimento. "Com o aquecimento, a umidade evapora e gera as chuvas", afirma.

 

Alerta amarelo


No último domingo (30/1), o Inmet havia emitido alerta amarelo para o DF. Segundo o instituto, a quantidade de chuva varia entre 20mm/h e 30mm/h ou até 50mm/dia, com vento intenso de 40km/h a 60km/h.

Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, alagamentos, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas é baixo. O alerta se mantém até as 11h desta segunda-feira, quando o instituto dará novas informações sobre as condições climáticas do Distrito Federal e regiões próximas.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação