Tempo

Domingo com mínima de 18ºC será nublado e com pancadas de chuva no DF

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de muitas nuvens com pancadas de chuvas, acompanhadas de trovoadas isoladas. Temperatura varia entre 18ºC e 27ºC

Pedro Marra
postado em 30/01/2022 09:05
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Os moradores do Distrito Federal podem separar o guarda-chuva e o agasalho para este domingo (30/1) porque, além do tempo nublado, a partir da tarde devem ocorrer pancadas de chuva isoladas. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também há chances de trovoadas.

A temperatura mínima registrada foi de 18ºC em Águas Emendadas, região de Planaltina, em Brazlândia, e no Plano Piloto. A máxima pode chegar a 29ºC. A umidade relativa do ar será de 95% a 50%. “O céu fica com muitas nuvens, um pouco mais fechado do que ontem”, adianta o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves.

Com o tempo nublado na maior parte do dia, as aberturas de sol não devem se manter por um longo período. “Essas aberturas de sol são justamente causadas pelo aquecimento diurno, que causa a nebulosidade com o aumento da umidade”, explica o especialista.

De acordo com Heráclio, a nebulosidade no DF tende a aumentar a partir deste domingo. “A partir da tarde, essa nebulosidade começa a ficar intensa, e provavelmente vai se manter nos próximos dias”, conclui o meteorologista.

Alerta amarelo

O Inmet publicou, às 10h12 de sábado (29/1), no site oficial um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas na capital federal. O comunicado vale até as 10h deste domingo (30/1). O volume de chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informa o Instituto Nacional de Meteorologia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação