Covid-19

Bares e restaurantes se unem para pedir passaporte da vacina no DF

A Comissão da Vacina e os empreendedores do setor cultural e gastronômico do DF produziram um manifesto solicitando o uso do passaporte sanitário para ser enviado ao governador Ibaneis Rocha

Correio Braziliense
postado em 01/02/2022 13:50

A Comissão Especial da Vacina, juntamente com representantes de bares, restaurantes e movimentos culturais do Distrito Federal assinaram o Manifesto Pelo Passaporte da Vacina. Segundo os envolvidos, o objetivo do documento é pressionar o governo local a utilizar o passe sanitário na capital. Nesta segunda-feira (31/1), o DF registrou 11.508 novos casos de covid-19, o maior número já registrado na capital em um dia. Apesar disso, a taxa de transmissão do novo coronavírus diminuiu pelo sexto dia seguido, e chegou a 1,28.

Para a comissão e para os representantes, a medida garantirá mais segurança para a atuação do setor gastronômico e de eventos durante a pandemia. “Desde o início da pandemia, o setor de bares, restaurantes e eventos foi um dos mais afetados pelas medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal. Surpreendidos por medidas restritivas de última hora, agendas já divulgadas, cachês pagos, estoques abastecidos, acarretaram prejuízo e desespero em todo o setor”, destaca a nota. Até o momento, 100 empreendedores e produtores culturais assinaram a carta. O documento será entregue pessoalmente ao governador Ibaneis Rocha.

Além da utilização do passaporte vacinal, o manifesto também solicita que o GDF estabeleça reuniões periódicas do Comitê Científico da covid-19 com os representantes dos bares, restaurantes e produtores de eventos para dialogar com antecedência as exigências do governo para o setor. “Garantir um mínimo de previsibilidade sobre as medidas adotadas que afetem o setor”, ressalta o documento.

Leia a nota na íntegra:

Passaporte da vacina: pela sobrevivência do setor de bares, restaurantes e eventos no DF

Desde o início da pandemia o setor de bares, restaurantes e eventos foi um dos mais afetados pelas medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal. Surpreendidos por medidas restritivas de última hora, agendas já divulgadas, cachês pagos, estoques abastecidos, acarretaram prejuízo e desespero em todo o setor. Considerando os dados mais recentes da Secretaria de Saúde que indicam que a taxa de contaminação da variante Omicron atingirá seu pico nas próximas semanas, expressamos nossa preocupação em relação às medidas que serão tomadas pelo governo e apresentamos propostas objetivas, que permitam aliar o cuidado à saúde com o funcionamento dos bares, restaurantes e eventos no Distrito Federal.

Entendemos que, diante das evidências da gravidade do cenário epidemiológico, é obrigação do Governo adotar as medidas necessárias para proteger a saúde da população. No entanto, entendemos também que o momento atual é diferente daquele do início da pandemia. Hoje temos mais conhecimento sobre como o vírus funciona e temos vacinas que se provaram eficazes para minimizar a transmissão do vírus e a gravidade da doença. Chamamos atenção para os dados recentes que mostram que 90% dos pacientes internados com covid 19 no DF não tinham se vacinado ou estavam com o esquema vacinal incompleto. Propomos, portanto, que o Governo do Distrito Federal use o conhecimento adquirido a respeito da pandemia para adotar medidas que protejam a saúde da população e a sobrevivência daqueles que dependem do setor de bares, restaurantes e eventos.

Nós, abaixo-assinados, demandamos:
1) que o Governo do Distrito Federal regulamente com urgência a exigência de comprovante de vacinação em bares restaurantes e eventos no Distrito Federal, como forma de aumentar o índice de vacinação do Distrito Federal, desonerar o sistema público de saúde e diminuir os riscos da nova variante para a população do DF, bem como aumentar a sensação de segurança de nossos clientes quando frequentam nossos empreendimentos.
2) que o governo do Distrito Federal estabeleça reuniões periódicas do Comitê Científico criado para propor medidas de enfrentamento ao Coronavirus com representantes dos bares, restaurantes e produtores de eventos abaixo-assinados para informar sobre as medidas mais eficazes para prevenção à transmissão do vírus nos nossos estabelecimentos, dialogar sobre as exigências do Governo do Distrito Federal para o setor e garantir um mínimo de previsibilidade sobre as medidas adotadas que afetem o setor.

Assinam esta carta:
1) Fábio Felix, presidente da Comissão Especial da Vacina
2) Bar Beirute
3) R2 Produções
4) Pinella
5) Influ Produções
6) Taikan Fast Sushi
7) Alegro Café
8) Play Bar
9) Fora do Eixo
10) Faz Bem - Casa Vegana
11) Goiabada Cascão
12) Corina Cervejaria
13) Antonieta Café e Cozinha
14) Ricco Burguer
15) Primo Pobre
16) Mimo Bar
17) Inverso
18) Brooklyn Store Café Bar
19) Birosca
20) Chicão
21) Vapø_r
22) Outro Calaf
23) 5quinto
24) PLAY!
25) EXTERNA
26) Jamburita Cozinha
27) Espaço Reviravolta
28) Café Oyá
29) Lah no Bar
30) Casinha Café
31) Pizzaria Brotinho
32) Superquadra
33) Los Baristas
34) Altas Gastrobar
35) TETA Cheese Bar
36) Imagina Juntos
37) Crazy Cake Crew
38) Josetti
39) Saiu do Armário Brechó
40) Dream Soaps Brasil
41) Brisa Ateliê
42) Acarajé da Nanda
43) Ser Breja
44) Caixote Vegano
45) Produtos Mimosa
46) Dona Hortencia Confeiraria Ltda
47) Ao Desapego - Festival de Brechós
48) Feira Panela Candanga
49) Feira Somos +
50) Barito
51) Mercado Local
52) Barista Rosa
53) Sancho Pança Restaurante
54) Zelma Bolos e Doces
55) Formidable Buffet
56) Caracas, véi - Ponto de Cultura e gastronomia
57) Empório Localismo
58) Santuária Café Bar
59) 2M Cultura
60) Makossa Baile Black
61) Clandestino Café
62) Galeria Olho de Águia
63) Pontão do Pistão Sul
64) La Fiesta
65) Velvet Pub
66) Acesso Bar
67) República dos Livres
68) Confronto Soundsystem
69) Bloco Cafuçu do Cerrado
70) Bloco Suvaco de Asa
71) Bar Encontro à Mineira
72) Eye Patch Panda
73) Objeto Encontrado
74) Lampião GastroBar
75) Bourbon Cafés Especiais
76) Rubato Chocolate Bar
77) Insto Cafés Selecionados
78) TORANJA
79) Pérola Mauss
80) Cineme-se: filmes e música
81) Bloco Filhos de Guetta
82) Bloco das Três Vilãs
83) Bloco Folha Seca
84) Back Stage Brasília
85) Casa da Val
86) Brio Colab
87) Isso aqui é DF
88) Carcará Hamburgueria
89) Perde a Linha
90) Fiesta de Trópico
91) Cervejaria Seu Joca
92) Fuck Parlour
93) Xnes Company
94) Industria XXI
95) Samba Urgente
96) Rota Leste
97) Coletivo Sul
98) Aha! Cafés
99) Santo Cristo
100) Girô
101) Recanto Favorito bar e restaurante

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação