Eleições 2022

DF tem mais de 30 mil eleitores com título cancelado para eleições em 2022

Apesar das eleições serem apenas em outubro, os eleitores que decidirem exercer o poder do voto em 2022 podem se regularizar junto ao TRE, no site do tribunal até dia 4 de maio

Pablo Giovanni*
postado em 01/02/2022 19:22 / atualizado em 01/02/2022 19:42
 (crédito: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE)
(crédito: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE)

Com as eleições se aproximando, o brasiliense precisa checar a situação eleitoral para não passar sufoco na fila da seção em outubro, quando acontece a votação para deputado distrital, federal, senador, governador e presidente. Em um ano que tende a ser bem conturbado com os efeitos da pandemia da covid-19, o título de eleitor não pode ser esquecido. O documento é necessário para o cidadão exercer o poder da democracia: o voto. Porém, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apenas no Distrito Federal 30 mil títulos de pessoas que se ausentaram nas últimas três eleições estão cancelados. Por ora, no DF, 2,1 milhões de brasilienses estão aptos para votar nas eleições.

De acordo com o tribunal, aqueles que estão enquadrados neste cenário têm até o dia 4 de maio para resolver suas pendências eleitorais. No período em questão, os eleitores podem emitir a 1ª via, regularizar o título, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou justificar a falta nas últimas três eleições. O voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos. Acima desta idade e para os jovens entre 16 e 17 anos, o voto é optativo. Analfabetos também têm o voto opcional.

Virtual

Em decorrência do aumento no número de casos de covid-19 no DF, o TRE-DF suspendeu o atendimento presencial por tempo indeterminado. Assim, os que se ausentaram das últimas três eleições devem realizar o passo a passo pelo Título Net, disponível pelo site do Tribunal.

Após acessar o sistema, o votante deve acessar a opção “não tenho”, adicionar seus dados pessoais nos locais indicados, enviar uma foto segurando um documento oficial de identificação legível, anexar imagens de tal documento para comprovar a primeira foto e mandar um comprovante de residência. Os homens entre 18 e 45 anos também devem enviar o comprovante de quitação do serviço militar. Com todos os passos concluídos, a Justiça Eleitoral vai verificar e aprovar a solicitação ou não (veja o passo a passo também abaixo).

titulo de eleitor
titulo de eleitor (foto: Valdo Virgo)

De acordo com o tribunal, algumas circunstâncias podem ter causado o grande número de eleitores impossibilitados de votar em 2022. Alguns dos fatores, segundo aponta a corte, como o descrédito com a política, mudança de estado de residência sem mudança de domicílio eleitoral e despreocupação com as consequências legais, podem ser alguns dos principais responsáveis pelo grande número registrado. A corte ainda trabalha em campanhas nas redes sociais para estimular o voto de todos, principalmente dos jovens de 16 e 17 anos que não são obrigados a votar.

Algumas consequências

Os eleitores que não acertaram sua situação com a Justiça Eleitoral estão sujeitos a algumas consequências, conforme consta no Código Eleitoral. Entre elas, ficam impedidos de:

- Obter passaporte ou carteira de identidade;
- Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos para aqueles que são funcionários públicos;
- Realizar empréstimos na Caixa Econômica Federal;
- Se inscrever no Enem, em concursos públicos ou assumir cargos governamentais;
- Renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo

 *Estagiário sob a supervisão de Layrce de Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação