Entrevista

Saúde ocular: a cada 20 minutos no celular, é preciso 2 minutos de descanso

Segundo a oftalmologista Núbia Vanessa, do CBV-Hospital de Olhos, os casos de miopia aumentaram durante a pandemia e podem estar associados ao maior uso de eletrônicos

Correio Braziliense
postado em 03/02/2022 14:09
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

A cada 20 minutos olhando para uma tela de computador ou celular, o ideal seria ter 20 minutos de descanso da visão. Em entrevista ao CB Saúde, programa do Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília, a oftalmologista Núbia Vanessa, do CBV-Hospital de Olhos, afirmou que, como não é possível ter esse intervalo no dia a dia, o indicado é que as pessoas façam dois minutos de descanso dos olhos. 

"A cada 20 minutos, é preciso descansar a visão mais 20. Como não é possível, descanse o olhar por 2 minutos. Olhar para a janela, ir beber uma água. Fazer um exercício de olhar para longe", disse à médica durante a entrevista à jornalista Carmen Souza. A especialista ainda alertou para a falta de lubrificação do olho. "A gente fica concentrado (olhando para o computador) e esquecemos de piscar", afirmou. 

A médica afirmou que os casos de miopia aumentaram durante a pandemia de covid-19 e isso pode estar associado ao maior uso de eletrônicos. "Hoje é computador, celular, tablet. Você tem muito a estimulação para perto. Favorecendo a miopização da população", explicou. 

Prevenção de doenças 

Durante o primeiro ano de pandemia de covid-19, 35% dos brasileiros não retornaram ao oftalmologista para realizar exames de rotina para acompanhamento de doenças. Segundo Núbia, a população precisa adquirir o hábito de fazer consultas preventivas e não apenas quando sentir sintoma ou desconforto na visão. 

"Cerca de 35% não retornaram aos médicos para fazerem as consultas de avaliação normais de doenças oculares. Em todas as áreas da medicina estamos tendo isso. A gente tem pacientes que estariam com uma doença controlada e vem descontrolado. A gente tem que ter o hábito de ir anualmente", frisou. Núbia ainda falou sobre a prevenção em crianças recém-nascidas. "O desenvolvimento da visão ocorre até cerca de 7 anos, então é muito importante que essas crianças vão ao oftalmologista", disse. 

Segundo ela, esse acompanhamento pode identificar problemas como o retinoblastoma. "Temos que fazer o teste do olhinho na sala de parto. E, durante o primeiro ano de vida, repetir esse procedimento", disse. Núbia afirmou que o teste do olhinho é obrigatório, assim como o teste do pezinho. 

Veja a entrevista na íntegra: 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação