Atualmente, no Distrito Federal, cerca de 40% dos profissionais de saúde da rede pública estão afastados por síndromes gripais ou outros tipos de infecções. O valor foi atualizado, nesta sexta-feira (4/2), pelo secretário de Saúde Manoel Pafiadache em coletiva realizada na sede da pasta. O gestor afirmou não ter números exatos, mas destacou que a situação é preocupante. A pasta tem 35 mil servidores.
"Estamos com 40% da nossa força de trabalho recolhida tendo em vista estarem com alguma contaminação. Isso é preocupante para nós. Porque acaba sendo um esforço maior para quem está na linha de frente e combatendo a pandemia", disse.
Também na coletiva, o secretário divulgou que o Governo do Distrito Federal (GDF) abriria um processo seletivo para contratação de 100 médicos temporários. A autorização deve ser publicada no Diário Oficial do DF (DODF) ainda nesta sexta. Além disso, o secretário informou que a pasta trabalha para abrir mais 100 leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) para o tratamento de pacientes com covid-19. A intenção é colocá-los no Hospital de Campanha da Polícia Militar. "O trabalho começa com o levantamento das empresas que vão se credenciar e, a partir daí, vamos seguir todos os trâmites legais”, frisou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.