Concurso

"Em torno de 300 vagas", diz diretor-geral do Detran sobre concurso em 2022

Em entrevista ao CB.Poder — parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília —, o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, confirmou que o concurso do órgão sairá em 2022, com mais de 300 vagas

Pablo Giovanni*
postado em 08/02/2022 15:59 / atualizado em 08/02/2022 16:10
Zélio Maia foi o entrevistado do CB. Poder nesta terça (8/2) -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Zélio Maia foi o entrevistado do CB. Poder nesta terça (8/2) - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Ao que tudo indica, 2022 será um ano que ficará marcado na história por vários concursos públicos no Distrito Federal. Para vários concurseiros, um dos certames mais esperados na capital federal é o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), que não acontece há dez anos. Com 2020 e 2021 frustrados em razão das medidas de contenção de gastos decorrentes da pandemia, o diretor-geral, Zélio Maia, em entrevista ao programa CB.Poder — parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília – confirmou que a expectativa do concurso é sair ainda em 2022 com mais de 300 vagas ofertadas.

“O Detran-DF tem dez anos que não faz concurso público. Naquela época, existiam 40% menos carros em circulação no Distrito Federal e, obviamente, só esse dado mostra a defasagem (servidores). Na minha gestão, nesses dois anos, começamos a trabalhar para que o concurso saísse o mais breve possível. Os últimos dois anos foram frustrados em razão das medidas de contenção de gastos em decorrência da pandemia, e que também teve uma lei complementar n°173/2020 (leia a lei clicando aqui), em que proibiu a contratação de qualquer pessoa com novas despesas. Encaminhamos a Secretaria de Economia os quatro cargos que pretendemos, que é nível médio (técnico); analista para qualquer cargo de formação superior; especialista (jornalista, médico, advogado, etc); e agente de trânsito”, conta.

Para a jornalista Ana Maria Campos, que conduziu a entrevista na tarde desta terça-feira (8/2), o diretor-geral do departamento afirmou que já foi formada a comissão para a contratação da banca que realizará o concurso para os cargos de técnico e de analista. “Estimo que em fevereiro e no máximo março a banca já será contratada para dar andamento ao concurso, que deve ser ainda este ano. Para os outros dois cargos (especialista e agente de trânsito), já está em uma fase antecedente, ou seja, está na subsecretaria da Secretaria de Economia, onde aprecia a regularidade de todo o processo, forma a comissão, igual ao que está formado nos dois primeiros cargos, para a contratação da banca”, sinalizou. Ao todo, cerca de 300 vagas serão ofertadas, com salários que podem girar de R$ 4,6 a R$ 9 mil, além de auxílio-alimentação, plano de saúde, etc. “Como costumo dizer, porque fui professor de concurso: ‘aproveitem, vai sair o concurso e estude meia hora por hora’”, brinca.

Publicação no DODF de grupo de trabalho

O secretário de Economia do DF, Itamar Feitosa, já havia publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 24 de janeiro o grupo de trabalho que irá trabalhar em estudos técnicos na organização da escolha da contratação da banca responsável pelo concurso dos cargos de técnico e analista de atividades de trânsito.

Veja o CB.Poder na íntegra

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação