Serviço Público

Ibaneis avalia a abertura de mais concursos públicos para este ano

Expectativa é de mais concursos para 2022 com contratações em 2023. Segundo o chefe do Executivo, a ideia é que os concursos sejam realizados no menor prazo possível

Júlia Eleutério
postado em 08/02/2022 14:04 / atualizado em 08/02/2022 14:05
Ibaneis falou sobre concursos durante inauguração de centro de línguas -  (crédito: Júlia Eleutério/CB)
Ibaneis falou sobre concursos durante inauguração de centro de línguas - (crédito: Júlia Eleutério/CB)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) falou sobre a possibilidade de novos editais para este ano e as contratações de servidores que passaram em concursos públicos no Distrito Federal. “A gente espera pelo menos que sejam realizados no primeiro semestre, que eles sejam concluídos ao longo do ano e que, no próximo ano, a gente tenha as contratações”, avaliou o chefe do Executivo local, na manhã desta terça-feira (8/2), na inauguração do Centro Interescolar de Línguas e da Coordenação Regional de Ensino em São Sebastião.

Questionado sobre o tema, o governador destacou que incentiva os concursos para a contratação de bons profissionais no serviço público. “A expectativa é que eles sejam abertos e sejam realizados no menor prazo possível, porque nós precisamos de servidores públicos qualificados”, pontuou Ibaneis. “Eu que conheço muito dessa área do serviço público, fui advogado de servidores durante muitos anos, tenho incentivado a realização de concurso e tenho trabalhado na contratação desses profissionais”, acrescentou.

A respeito das contratações de servidores que passaram em concursos ainda vigentes, Ibaneis ponderou avaliando que isso depende de cada cargo a ser ocupado. “Existe prazo de contratação dessas pessoas e a previsão de contratação varia muito. Concurso da polícia, por exemplo, tem um prazo de preparação muito grande. Então, isso vai variar de acordo com cada um dos concursos”, ressaltou o governador.

Novos editais

A Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal autorizou um novo concurso para a carreira do magistério público da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEE-DF). A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (7/2).

Foram autorizadas 4.254 vagas para a Carreira Magistério Público e Assistência à Educação, sendo 776 vagas imediatas para professor de Educação Básica com 3.104 vagas para a formação de cadastro reserva; 20 vagas imediatas para Pedagogo-Orientador Educacional, mais 80 para cadastro reserva; e 16 vagas imediatas para Analista de Gestão Educacional com mais 258 para cadastro reserva.

Além dessa autorização, a Secretaria de Economia também publicou no Diário Oficial do DF, na última quinta-feira (3/2), a permissão para a realização de um novo concurso público para a Polícia Militar (PMDF). O edital deve trazer a oferta de 2.100 vagas para o cargo de soldado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação