Oportunidade

Projeto LabFaz tem capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e de Turismo, o projeto oferece cursos e realiza entrega de certificados

Rafaela Martins
postado em 11/02/2022 09:58 / atualizado em 11/02/2022 10:01
 (crédito: Foto ilustrativa)
(crédito: Foto ilustrativa)

As secretárias de Desenvolvimento Social, Mayara Rocha, e de Turismo, Vanessa Mendonça, entregaram um certificado de conclusão de curso técnico para pessoas em situação de rua, nesta quinta-feira (10/2). A capacitação foi realizada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), com foco no mercado de eventos corporativos, culturais, esportivos e de turismo.

Ao todo, cinco cursos foram realizados com carga horária de 16 horas/aula. Durante a pandemia do novo coronavírus, os profissionais desta área atuaram nos bastidores de espetáculos, celebrações, eventos, feiras, exposições e produções espalhadas pelo DF.

De acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o segmento movimenta anualmente cerca de R$ 270 bilhões para o país. Brasília é a terceira capital mais visitada, e a quarta maior cidade em eventos de negócios.

O turismo representa 2,5% do PIB distrital e gera mais de 85 mil empregos. Isso significa uma movimentação de R$ 722 milhões, em 2021. Para a secretária Vanessa Mendonça, atendimento é cartão de visitas. “Qualificar os trabalhadores nas áreas de serviço, cultura, turismo, gastronomia, eventos, transportes, é fundamental para transmitir empatia”, afirmou a responsável pela pasta,

A coordenadora do Labfaz Cidadão, Vera Verônika, sente que a hora da retomada chegou. “Haverá uma grande demanda por prestadores e prestadoras desses serviços. A nossa cidade vem despontando como um dos principais destinos turísticos do Brasil”, disse.

Projeto

O Laboratório dos Saberes e Fazeres Técnicos da Economia Criativa é uma iniciativa social de empoderamento. Ele oferece formação profissional com certificação reconhecida pelo MEC, rodas de conversa, cursos, oficinas e lives, de forma gratuita. Realizadas nos fins de semana, as aulas buscam qualificar em áreas como as de recepção, limpeza, carregamento, assistência de camarim e catering (serviço de fornecimento de refeições coletivas).

Agora o LABFAZ conta com uma plataforma on-line desenvolvida para profissionais do backstage, que permitirá o mapeamento e a identificação dos profissionais disponíveis e qualificados para contratação imediata. Ao se cadastrar, os usuários poderão inserir foto, currículo e portfólio no perfil, além de se inscrever e ter acesso aos cursos e à programação completa.

Após o Centro Pop, o projeto segue para os acampamentos da Frente Nacional de Luta, e para comunidades em situação de vulnerabilidade do Plano Piloto. Confira os locais e datas em que a capacitação será oferecida. Para participar, basta fazer a inscrição presencialmente. Os cursos serão das 9h às 17h.

Serviço

Acampamento Che Guevara
Localização: BR 060, depois de Samambaia
Dias: 12/2 e 13/02
Horários: das 9h às 17h

Acampamento Margarida Alves
Localização: Sobradinho
Dias: 19/2 e 20/02
Horário: das 9h às 17h

Acampamento Carlos Lamarca
Localização: Planaltina
Dias: 23/2 e 24/02
Horários: das 9h às 17h

Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês
Localização: L2 Sul, Quadra 615
Dias: 03 e 04/03
Horários: das 9h às 17h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação