Ameaça

Deputado do DF é alvo de homofobia ao defender passaporte sanitário nas escolas

Deputado Fábio Félix entrará com pedido de investigação dos ataques homofóbicos recebidos no chat do YouTube na audiência pública que debatia a adoção do passaporte sanitário nas escolas do DF

Pablo Giovanni*
postado em 11/02/2022 16:34 / atualizado em 11/02/2022 17:34
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O deputado distrital Fábio Felix (Psol) foi alvo de ataques homofóbicos no chat do YouTube da Câmara Legislativa do DF na manhã desta sexta-feira (11/2). Os ataques aconteceram durante a audiência pública em defesa do passaporte vacinal nas escolas públicas. Na terça-feira (8/2), o mesmo parlamentar teria sido alvo de ameaças de morte.

Na sessão desta manhã, após a fala de um dos membros do grêmios estudantis do DF, o deputado avisou  que se alguém gritasse ou ofendesse algum dos adolescentes que estavam na tribuna, iria conduzir as pessoas para a delegacia. Minutos antes, um dos comentários do chat afirmou que, por ser assumidamente gay o parlamentar, “não tem nem testosterona para gerar filhos” .

Eduardo Santos utilizou do espaço no chat do YouTube para dizer que "esses aí transam ao contrário, não tem nem testosterona para gerar filhos", disse.
Eduardo Santos utilizou do espaço no chat do YouTube para dizer que "esses aí transam ao contrário, não tem nem testosterona para gerar filhos", disse. (foto: Divulgação)

A mesma pessoa, identificada apenas como Eduardo, voltou aos ataques em seguida. “Vamos começar a cobrar passaporte sanitário contra DSTs”. Durante o debate, um dos comentários afirmava que o mandato do deputado “tá com o pé na cova”, seguido de emojis de caveira.

Apesar desses e de outros comentários terem sido apagados pelos autores, dois deles serão encaminhados para a investigação à Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).

“Queria lamentar e repudiar a série de agressões que recebi no chat do YouTube, inclusive nas galerias da Câmara Legislativa. Não só agressões verbais, mas racismo, homofobia, ameaça, falando da minha casa e que irão descobrir onde eu moro. Não é tolerável no ponto de vista da democracia, no contexto em que vivemos, que as pessoas não saibam fazer um debate público de uma maneira correta e, por isso, tenham que ofender as outras pessoas”, afirmou o deputado, ao Correio.

Investigação

Em nota, a Câmara Legislativa do Distrito Federal afirmou que repudia veementemente os ataques homotransfóbicos e racistas que aconteceram na audiência de hoje, contra o deputado e outros participantes. A Casa ainda afirmou que, “por meio da Polícia Legislativa e a Decrin vão investigar os agressores e responsabilizá-los”.

*Estagiário sob a supervisão de Layrce de Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação