União

Mais de 30 casais do DF dizem "sim" no 1º Casamento Comunitário de 2022

A cerimônia foi realizada neste domingo (13/2) e contou com a presença da Secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Pastamani

Arthur de Souza
postado em 13/02/2022 19:56
Casais participam do 1º Casamento Comunitário de 2022. -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Casais participam do 1º Casamento Comunitário de 2022. - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Na tarde deste domingo (13/2), aconteceu o 1° Casamento Comunitário do Distrito Federal de 2022. A cerimônia foi realizada no Museu da República, às 17h, e oficializou a união de 32 casais que foram selecionados.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), realizadora da cerimônia, foram recebidas inscrições de cerca de 150 pessoas entre os dias 11 e 18 de janeiro. Ainda segundo o órgão, os casais foram selecionados por ordem de inscrição, e os que não foram contemplados já têm vaga garantida na próxima edição que, de acordo com a Sejus, deve ocorrer no mês de abril.

O evento contou com a presença de algumas autoridades, entre elas, a Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, que falou sobre a importância do Casamento Comunitário. "Isso é política pública continuada, um programa que, independente da minha gestão, vai continuar, porque nós entendemos a importância da família como instituição aqui no Distrito Federal e, para isso, a gente está fazendo essa formalização, essa celebração do amor", disse Marcela.

A cerimônia ocorreu no dia mundial do casamento e, segundo Passamani, a escolha da data foi proposital. "Não existe coincidência. Tudo foi programado para que a gente pudesse coroar esse momento que vai se tornar inesquecível para os casais e nada melhor do que uma data tão especial para eles dizerem o verdadeiro sim", concluiu a gestora.

Grande sonho

A operadora de caixa Karine Caldas, 24 anos, foi uma das noivas que foram selecionadas para a cerimônia. Ela conta que ficou eufórica quando soube que participaria do evento para oficializar a união com seu noivo. “Maravilhoso, poder participar! Era um grande sonho meu e agora estou podendo realizá-lo, graças ao Casamento Comunitário”, relatou.

Antes de encontrar seu futuro esposo, Karine disse que havia falado com ele pela última vez por volta de 11h30 e brincou sobre o sentimento do companheiro. “Eu ainda não o vi, mas eu creio que esteja nervoso, sim. Na última vez que conversamos, ele disse que estava bem nervoso. Eu não sei se agora ele está melhor ou pior”, brincou a noiva.

Sobre a história do casal, a operadora de caixa relatou que estão juntos há três anos e moram no DF há um mês. “A gente se conheceu em Parnaíba (PI), através de uma amiga. Depois de um tempo juntos, veio o pedido de namoro e, um ano depois, decidimos morar juntos”, disse. “Logo em seguida, tivemos nossa primeira filha e agora estamos esperando mais um bebê”, contou Karine. Sobre o pedido de casamento, a noiva afirmou que ele veio no ano passado e que os papéis quase se inverteram. “Não foi muita surpresa, eu já estava esperando. Aliás, quase que eu pedi a mão dele”, revelou.

Em relação ao futuro do casal, Karine afirmou querer somente coisas boas. “Espero que, a partir de agora, a gente tenha muitas bençãos em nossas vidas e que seja tudo maravilhoso. É um passo muito importante na vida de todo mundo e eu creio que, na minha, não seja diferente”, desejou. Ela concluiu afirmando que toda a família está muito feliz com o momento. “Infelizmente, não foi possível que minha família viesse do Piauí para o casamento, mas todos estão muito felizes. Eu perdi o meu pai recentemente, mas eu creio que, onde ele estiver, também esteja muito contente com o meu casamento”, finalizou a noiva, emocionada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação