MUSEU DA REPÚBLICA

Museu da República abre oportunidade para novos curadores

Presente nos planos originais da cidade, mas inaugurado somente em 2006, o Museu Nacional da República quer se integrar mais à cidade

Pedro Almeida *
postado em 11/02/2022 06:00
 (crédito: Taís Castro)
(crédito: Taís Castro)

O Museu Nacional da República (MUN) publicou, na última terça-feira (8/2), novo edital que visa selecionar dois curadores para gerenciar exposições a partir de 2023. A iniciativa é um acordo entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), gestora do MUN, e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro.

Presente nos planos originais da cidade, mas inaugurado somente em 2006, o Museu Nacional da República  quer se integrar mais à cidade. Por isso, lança o edital que contratará dois novos curadores com a função de ampliar a visibilidade e as possibilidades do acervo, que conta com mais de 1300 peças. As vagas, que são encorajadas a pesquisadores negros, indígenas, pessoas cis, trans e outras minorias, buscam um olhar plural e contemporâneo sobre as obras do MUN. Além da perspectiva da representatividade, de acordo com Sara Seilert, diretora do museu, o chamado visa fomentar a área das artes, que foi impactada pela pandemia: “A nossa área tem sofrido muito, então esse edital é uma forma de incentivar a cadeia produtiva e a cadeia de trabalho nas artes visuais, especificamente a pesquisa e a curadoria”.

O edital busca preencher as posições com dois perfis de curadoria distintos: o primeiro olhar deve trazer diálogos contemporâneos a partir de um olhar decolonial atento às questões de gênero, étnico-raciais e que dizem respeito às minorias não representadas nos discursos hegemônicos. O segundo deve criar um diálogo entre as artes plásticas, visuais e a arquitetura, tendo consideração pela importância arquitetônica do próprio MUN, desenhado por Oscar Niemeyer e previsto nos planos originais de Lúcio Costa. A dupla deve atuar durante cinco meses na produção de exposições programadas para 2023. Sara afirma que a iniciativa não deve ser pontual: “A ideia é que o edital seja algo contínuo. Essa é uma experiência piloto de algo que queremos consolidar no Museu: um programa de pesquisa. Queremos que pessoas venham e criem enredos baseados nas obras do nosso acervo”.

O museu é cartão postal da capital, mas o interesse dos transeuntes e turistas no imponente prédio em formato de oca não se converte em idas ao interior do espaço: “A iniciativa também ajuda a publicizar o nosso acervo. Tem pessoas que olham para o museu e, apesar do nome, não entendem que é, de fato, um museu. É uma forma de cumprir nossa função social enquanto equipamento cultural que não só guarda patrimônio, mas o mostra. Essa chamada é também uma chamada pública na intenção de divulgar e até nacionalizar o museu”, aponta Sara.

Os interessados nas vagas, que são remuneradas, devem enviar currículo e portfólio que comprovem experiência de dois anos na área até o dia 27 de fevereiro. A seleção será feita por membros do MUN, em parceria com a Unesco e dois curadores convidados.

Serviço

Edital do Museu Nacional da República para novos curadores

Inscrições abertas até 28 de fevereiro. Enviar portfólio e currículo para prodoc@cultura.df.gov.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação