Desabamento

Vídeo: muro desaba no Riacho Fundo e causa estragos na região

Três residências foram interditadas e dois veículos ficaram semi-soterrados após a queda da construção, que aconteceu na noite desta quinta-feira (18/2)

Correio Braziliense
postado em 18/02/2022 09:26 / atualizado em 18/02/2022 11:50
Dois carros foram atingidos pelos escombros, e três residências precisaram ser interditadas -  (crédito: Divulgação/CBMDF)
Dois carros foram atingidos pelos escombros, e três residências precisaram ser interditadas - (crédito: Divulgação/CBMDF)

Após as intensas chuvas que caíram na noite desta quinta-feira (18/2), um muro de arrimo desabou na região do Riacho Fundo. A construção, instalada em uma oficina mecânica localizada na SPLM, causou estragos para os moradores próximos do terreno: dois carros foram atingidos pelos escombros, e três residências precisaram ser interditadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), o desabamento aconteceu por volta das 22h. Segundo os militares, apesar de não haver vítimas, o local foi isolado e as casas mais próximas foram evacuadas. A Defesa Civil foi acionada e, após realizar uma avaliação dos riscos, decidiu pela interdição de três residências. “Uma delas foi a própria oficina, e as outras duas são as que ficam muito próximas do muro, em terrenos de níveis inferiores”, informou a corporação, em nota.

Na manhã desta sexta-feira, uma equipe da Defesa Civil irá até o local para fazer uma nova avaliação. “O CBMDF está de prontidão para o caso de ser acionado por este órgão”, garantiu. Para a ocorrência, foram empregadas duas viaturas e oito militares.

Queda de muro em Águas Claras

No início do mês, cinco casas precisaram ser interditadas pela Defesa Civil depois de um muro de arrimo de um sobrado desabar sobre uma residência, no Setor Habitacional Arniqueira, em Águas Claras. O incidente aconteceu no último dia 5, e mobilizou 20 bombeiros do DF. Ao chegarem no endereço, os militares perceberam que o fato aconteceu em uma encosta íngreme, e que a casa atingida estava abaixo desse muro. Segundo a corporação, parte do talude do sobrado também desabou.

A residência atingida no telhado e outra mais abaixo haviam sido interditadas anteriormente pela Defesa Civil. Os bombeiros, então, evacuaram as casas que estavam em perigo, isolaram o local e acionaram novamente a Defesa Civil. Após avaliação do órgão, os técnicos decidiram interditar os cinco imóveis que estavam na mesma direção do sobrado e logo abaixo deste. As sete famílias residentes dessas unidades habitacionais foram para casas de amigos ou parentes. Ninguém se feriu.

Avaliação da Defesa Civil

A Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) informou o deslizamento de terra ocorreu devido à ruptura de um muro de arrimo, soterrando dois veículos de clientes de uma oficina mecânica.

"Em razão da instabilidade do terreno, da dificuldade de avaliar todos os detalhes possíveis por conta do horário noturno e visando a segurança das pessoas, a oficina e duas casas posicionadas abaixo dela foram interditadas", afirmou em nota.

Os moradores, segundo o órgão, foram orientados a buscar abrigo em casas de parentes e amigos. Seis pessoas foram desalojadas, entre elas, três crianças.

Na manhã desta sexta-feira (18/2), a DCDF retornou ao local e realizou uma vistoria detalhada no local atingido e nos terrenos acima.

Em razão das condições observadas como o corte vertical no terreno, as manifestações patológicas nas estruturas (rachaduras, infiltrações, fragilidade estrutural e saturação do terreno devido ao período chuvoso), foram adotadas as seguintes medidas:
1. Manutenção da interdição total das duas residências abaixo da oficina;
2. Interdição parcial da área da oficina, de modo a aliviar a carga sobre o muro próximo às casas;
3. Notificação para correção de problemas apontados na estrutura de um muro de um terreno acima da área;
4. Notificação para não utilização da área próxima ao barranco em uma empresa instalada acima do terreno;
5. Repasse das informações obtidas à Administração Regional. Cabe ressaltar que a equipe da Adm. Reg. do Riacho Fundo I, inclusive a própria administradora, permaneceram no local por todo o tempo, participando da vistoria e já iniciando os trabalhos para normalizar, dentro do possível, a situação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação