pandemia

Crianças de 6 anos recebem segunda dose da Coronavac a partir deste sábado

Em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde Manoel Luiz afirmou que cirurgias eletivas serão retomadas

Ana Luisa Araujo
postado em 18/02/2022 17:16 / atualizado em 18/02/2022 17:18
Segunda dose para crianças que receberam coronavac será aplicada a partir de amanhã -  (crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Segunda dose para crianças que receberam coronavac será aplicada a partir de amanhã - (crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press)

As crianças de 6 anos, que foram vacinadas há pelo menos 28 dias, receberão a segunda dose de coronavac a partir deste sábado (19/2). “Levem seus filhos para tomar a segunda dose, precisamos muito do apoio da população. Não precisamos de colaboração, mas da adesão dos pais para levar as crianças para vacinar”, pediu o secretário Manoel Luiz, em coletiva. Na ocasião, o secretário ainda informou que as cirurgias eletivas que aguardavam serem realizadas, serão retomadas pelos hospitais da rede pública nas próximas semanas. Atualmente, há 20 mil cirurgias na fila.

Um terceiro ponto abordado pelo secretário foi a reabertura do posto de vacinação na estação do metrô da 112 sul. Nele, serão atendidas prioritariamente as pessoas com deficiência. Porém, há previsão de acolhimento para a população geral.

Na coletiva realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), foram apresentados os dados mais recentes da vacinação. Apenas 30,17% das crianças acima de 8 anos foram vacinadas com dose de reforço. Em 2022, morreram 199 pessoas, mas, desse total, 27 tinham menos de 59 anos, e 22 pessoas tinham comorbidade.

Os maiores de 60 anos totalizam 172, mas apenas 39 deles foram vacinados, enquanto 133, não. Utilizando esses dados, a população não vacinada está com a mortalidade em 314,06 para uma população de 100 mil habitantes. Os vacinados, por outro lado, atingem a mortalidade de 13,36. Conforme a SES-DF, “a diferença entre as taxas de mortalidade nos grupos evidencia o impacto da vacinação”.

Do total de pessoas acima de 12 anos, 190 mil indivíduos não têm o registro do ciclo vacinal. “Venha, nos procure e vacine. Só assim, com a iniciativa particular, individual, garantimos o sucesso do coletivo”, afirma Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde.

O superintendente da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro, reforçou que a dose de reforço está liberada para toda a população maior de 18 anos. Alguns pais, segundo ele, estavam aguardando doses da Pfizer para vacinar seus filhos, no entanto, ele deixa claro, que é necessário que as crianças sejam imunizadas logo. “Não teremos mais doses de pfizer. Apenas as que o Ministério da Saúde já enviou e estão em estoque para crianças de cinco anos e imunossuprimidos”, informa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação