Atendimento

Vara da infância reabre posto de autorização de viagem na Rodoviária Interestadual

Os brasilienses que precisam emitir autorizações de viagem nacional e internacional a crianças e adolescentes podem procurar o posto a partir desta segunda-feira (21/2), das 13h às 19h

Correio Braziliense
postado em 21/02/2022 08:56
 (crédito: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)

O posto de atendimento da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ/DF) na Rodoviária Interestadual de Brasília voltou a funcionar. Os brasilienses que precisam emitir autorizações de viagem nacional e internacional a crianças e adolescentes podem procurar o posto a partir desta segunda-feira (21/2), das 13h às 19h. O atendimento é diário e presencial, inclusive aos finais de semana e feriados.

As regras para obter autorização e os formulários para viagem nacional e internacional estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). As autorizações também podem ser obtidas no posto da VIJ-DF do Aeroporto Internacional de Brasília, das 7h às 13h, diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, bem como na sede da Vara – Seção de Apuração e Proteção, localizada na 916 Norte, durante o período das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados.

A autorização pode ser providenciada ainda nos cartórios extrajudiciais, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, seguindo o que dispõe o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Saiba mais

A autorização de viagem visa proteger crianças e adolescentes. Por isso, viagens que os envolvam desacompanhados são submetidas a regras específicas. Para destinos nacionais é preciso apresentar documento de identificação com foto e autorização de viagem feita pelo pai, mãe ou responsável com firma reconhecida em cartório. Viagens internacionais necessitam de passaporte válido e autorização expressa e com firma reconhecida de um dos pais quando acompanhado por apenas um deles; ou autorização expressa dos dois pais ou responsáveis quando acompanhados de terceiros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação