Petrópolis

Bombeiros do DF vão ajudar nas buscas e resgates em Petrópolis (RJ)

Na última quinta-feira (18/2), a corporação enviou um primeiro grupo de militares. Nesta segunda (21/2), mais um grupo de militares especializados em socorro, resgate e salvamento será enviado

Correio Braziliense
postado em 21/02/2022 09:52 / atualizado em 21/02/2022 09:53
 (crédito: Divulgação/CBMDF)
(crédito: Divulgação/CBMDF)

A rede de apoio criada para ajudar as vítimas da tragédia provocada pelas intensas chuvas na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, continua. No Distrito Federal, o Corpo de Bombeiros vai mandar, na tarde desta segunda-feira (21/2), mais equipes especializadas em socorro, resgate e salvamento para atuarem em auxílio aos inúmeros desabrigados.

Na última quinta-feira (18/2), a corporação enviou um primeiro grupo de militares. Para reforçar as buscas e com o intuito de atender ao pedido formal de ajuda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) para o DF, dez militares e quatro cães serão enviados em três viaturas para colaborar nas buscas por desaparecidos. Ao chegar na cidade de Petrópolis, os profissionais serão deslocados para as áreas onde as necessidades de apoio são maiores.

Segundo a CBMDF, por conta da dificuldade e da gravidade da situação, o destino dos bombeiros pode mudar. A saída dos militares está prevista para as 12h horas, no Grupamento de Buscas e Salvamento (GBSAL), localizado às margens do Lago Paranoá, na Vila Planalto.

Desastre

O número de mortos na tragédia de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, não para de crescer. Neste domingo (20/2), chegou a 171, conforme dados do Corpo de Bombeiros que continuam as buscas pelos desaparecidos. O dado se equipara à pior catástrofe da história da cidade imperial, ocorrida em 1988, quando o município fluminense também registrou 171 mortos, segundo dados da Defesa Civil.

Neste século, a maior tragédia em Petrópolis tinha ocorrido em 2011, com 71 mortos na cidade e mais de 900 na serra fluminense (428 em Nova Friburgo e 387 em Teresópolis), de acordo com o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. Outras 126 pessoas estão desaparecidas, conforme boletim dos bombeiros. Foram resgatadas 24 pessoas com vida ao longo dos seis dias de buscas. A Polícia Civil informou que 139 corpos foram identificados e 967 pessoas estão desabrigadas.

No fim do domingo (20/2), a Defesa Civil acionou as sirenes para alertar sobre chuvas moderadas e enviou aviso por SMS e por grupos de comunicação por aplicativo. O motivo do novo alerta foi o deslocamento de chuvas vindas de Minas Gerais. A previsão do tempo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica mais precipitação até quinta-feira (24/2) na região, com nuvens e pancadas de chuva isoladas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação