Ensino

UCB oferece aulas de Língua portuguesa para imigrantes e refugiados

As aulas acontecem no Campus Taguatinga da UCB e os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira (28/2).

Correio Braziliense
postado em 22/02/2022 12:42 / atualizado em 22/02/2022 12:44
 (crédito: Universidade Católica de Brasília/ Divulgação)
(crédito: Universidade Católica de Brasília/ Divulgação)

Imigrantes e refugiados podem ter aulas gratuitas de Língua Portuguesa, por meio do Projeto SER+. A ação é de iniciativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). As aulas ocorrem no Campus Taguatinga da UCB e os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira (28/2).

Os atendimentos para inscrição ocorrem sob demanda, de segunda a sexta-feira, durante a manhã, tarde e noite, na sala 207 do Bloco M, do Campus de Taguatinga. Para participar é preciso levar foto 3x4, passaporte, comprovante de residência (desejável), RG ou CPF.

O material didático também é distribuído gratuitamente. As aulas serão dadas por estudantes voluntários da instituição e externos, que tenham disponibilidade de, ao menos, 4h por semana para as atividades do curso. Os alunos também terão acompanhamento pedagógico pela coordenação do projeto.

Para tramitação do processo de naturalização no Brasil, a Polícia Federal exige, dentre outros critérios, o domínio da Língua Portuguesa. Desde 2014, mais de 600 imigrantes e refugiados passaram pelo curso.

O coordenador do projeto, José Ivaldo, destaca que a iniciativa dá ao estudante oportunidade para contribuir com a promoção da cidadania de forma solidária, já que aprendem com os imigrantes e refugiados a partir de suas histórias de vida e cultura.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (61) 3356-9032 e pelo email projetosermais@ucb.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação