NEGOCIAÇÃO

PCDF cancela paralisação do serviço voluntário em março, após acordo com GDF

Decisão da assembleia do sindicato dos policiais foi tomada depois de avanço nas negociações, causado por mobilizações da categoria neste mês

Correio Braziliense
postado em 25/02/2022 21:01
Enquanto aguardam resolução pela recomposição salarial e a regulamentação da assistência à saúde, os policiais civis manterão estado permanente de assembleia -  (crédito: Sinpol-DF/Divulgação)
Enquanto aguardam resolução pela recomposição salarial e a regulamentação da assistência à saúde, os policiais civis manterão estado permanente de assembleia - (crédito: Sinpol-DF/Divulgação)

Os policiais civis do Distrito Federal suspenderam, nesta sexta-feira (25/2), a paralisação do Serviço Voluntário Gratificado (SVG), prevista para ocorrer no próximo mês. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), convocada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).

A decisão da categoria veio com o avanço nas negociações com o Governo do Distrito Federal (GDF), ocasionado após as mobilizações realizadas pelos agentes em fevereiro. "Ficou muito clara a preocupação da administração com a paralisação dos serviços nas delegacias. Isso resultou em problemas no atendimento à população e comprometeu operações e investigações em fevereiro", esclareceu Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF. "Neste momento, a categoria decidiu dar um voto de confiança ao governo, em razão dos encaminhamentos para a recomposição salarial junto à União", complementou Galvão.

Na última semana, o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, após aprovação na Câmara Legislativa do DF (CLDF), dois projetos de lei que concederam a suplementação no auxílio-alimentação e a criação do auxílio-uniforme para os policiais civis.

A categoria reivindica, ainda, que o governador envie a proposta de recomposição salarial das Forças de Segurança do DF ao governo federal. Também é esperada pelos policiais civis a regulamentação da assistência à saúde, demanda que está em análise técnica no GDF.

"O governador Ibaneis Rocha esteve, nesta semana, com o ministro Anderson Torres para tratar do reajuste salarial dos policiais civis. Foi sinalizado à categoria que essa demanda será enviada à União na semana após o carnaval", afirmou Galvão. "Com muito trabalho e união da categoria, estamos avançando nas negociações com o governo. Estamos suspendendo a paralisação, mas não significa que a luta acabou. Estamos alertas e, se necessário, vamos tomar novas medidas para reivindicar esses pleitos", ponderou o presidente do Sinpol-DF.

Enquanto aguardam resolução pela recomposição salarial e a regulamentação da assistência à saúde, os policiais civis manterão estado permanente de assembleia.

Com informações do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação