Exoneração

Policial militar deixa corporação após sofrer ataques homofóbicos

Henrique Harrison está afastado da corporação desde quarta-feira (2/3). O pedido de exoneração foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal

Rafaela Martins
Pablo Giovanni*
postado em 04/03/2022 10:19 / atualizado em 04/03/2022 11:34
Henrique Harrison fez vídeo no qual comenta o afastamento -  (crédito: Instagram/Reprodução)
Henrique Harrison fez vídeo no qual comenta o afastamento - (crédito: Instagram/Reprodução)

Alvo de ataques homofóbicos por colegas de profissão após postar uma foto beijando o namorado, o soldado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Henrique Harrison pediu desligamento da corporação. A dispensa do cargo foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na quarta-feira (2/3).

O ex-policial militar foi alvo de uma repreensão em janeiro de 2020. Para a corporação, ele teria exposto indevidamente integrantes da organização, infringindo o Regulamento Disciplinar do Exército (RDE) ao publicar um vídeo relatando os ataques homofóbicos que sofria.

O caso veio a público no dia da formatura de Harisson, após postagem de uma foto em que ele e o namorado se beijaram, ao lado de outro casal homoafetivo. A atitude gerou comentários preconceituosos e ofensas por parte dos militares.

Desabafo

Por meio das redes sociais, o ex-militar desabafou e confirmou que está desvinculado das atividades militares. “A PM acabou com tudo de bom que eu tenho na minha cabeça, vou ter que me reconstruir e criar um novo eu, pois a corporação me destruiu”, disse Henrique. Veja o vídeo:

O homem disse que não podia comentar sobre o caso antes, pois o Código Penal Militar o impedia. Segundo Henrique, daqui para frente ele vai ajudar a mostrar os abusos que ocorrem na corporação. 

Pronunciamento

Por meio de nota, a Polícia Militar do DF comentou sobre o caso. Leia na íntegra:

"Henrique Harrison da Costa pediu licenciamento das fileiras da Corporação, conforme publicação no DODF nº 41 de 2 de março de 2022. As investigações que ele respondia na PMDF perderam qualquer vínculo disciplinar, pois o mesmo não faz mais parte da Corporação. Sobre as ofensas, a Polícia Militar não comenta sobre decisões que ocorrem fora da esfera da administração militar, decisões essas que ocorreram na Justiça Civil", disse o texto.

 *Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação