Pandemia

DF tem novas medidas para enfrentamento da covid-19

O texto, que saiu no Diário Oficial do DF (DODF), apresenta uma série de medidas de segurança para evitar a disseminação do vírus na capital, que registrou, em 24 horas, 673 novos casos da doença

Ana Maria Pol
postado em 04/03/2022 08:44
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

O Governo do Distrito Federal publicou, na manhã desta sexta-feira (4/3), uma lista de protocolos de combate ao novo coronavírus. O texto, que saiu no Diário Oficial do DF (DODF), apresenta uma série de medidas de segurança para evitar a disseminação do vírus na capital, que registrou, em 24 horas, 673 novos casos da doença. Dentre as novas normas, está o requerimento do cartão de vacinação para eventos esportivos, estabelecimentos com mais de 500 pessoas e pista de dança, shows e festivais.

Os estabelecimentos citados no documento, devem seguir uma série de medidas sanitárias - que já estavam em vigor -, entre eles: uso de equipamentos de proteção individual; priorizar o atendimento de clientes com agendamento prévio ou a adoção de outro meio que evite aglomerações de pessoas; disponibilizar álcool em gel 70%; manter os locais do estabelecimento higienizados; e privilegiar a ventilação natural do ambiente. No caso do uso de ar-condicionado, o espaço deve realizar a manutenção e limpeza dos filtros regularmente. O texto mantém a proibição da participação de gestantes nas equipes de trabalho.

O decreto apresenta, ainda, protocolos e medidas de segurança específicos para 12 tipos de grupos e estabelecimentos, que poderão permanecer abertos. São eles: Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos; academias de esporte (de todas as modalidades); bares, restaurantes, boates e casas noturnas; escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino privada; atividades de cinema, circo e teatro; cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião; competições esportivas profissionais e amadoras; museus e exposição de artes; casas e estabelecimentos de festas; eventos cívicos, corporativos e gastronômicos; feiras e exposições culturais; shows, festivais e afins.

Os protocolos e medidas de segurança previstos no artigo não se aplicam às escolas da rede pública de ensino. De acordo com o texto, eles são definidos por ato próprio da Secretaria de Estado de Educação.

Fim do uso de máscaras em ambientes abertos

A publicação do decreto ocorreu um dia após o anúncio do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos do DF, a partir da próxima segunda-feira (7/3). A informação foi confirmada pelo chefe do executivo local, em publicação nas redes sociais e, nesta sexta-feira (4/3), formalizada em uma nova publicação no DODF. É a segunda vez que o item deixa de ser exigido em locais ao ar livre na capital do país. Na postagem, Ibaneis destacou a queda dos casos diários da doença e afirmou que a entrada em eventos em espaços fechados só será permitida com comprovante de vacinação e máscara.

Promessa de redução das medidas

Em fevereiro deste ano, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse que esperava anunciar a redução das medidas restritivas relacionadas à pandemia da covid-19 em breve. À época, Ibaneis reiterou que o GDF planeja fazer a retomada da economia da capital com segurança. Citou, ainda, o caso do setor de empreendedorismo, na área de eventos. "Sabemos que, no momento certo, isso vai ser feito, não é vontade minha encerrar com os eventos, a gente faz por uma necessidade", disse.

O governador também foi questionado sobre a existência de algum planejamento para a redução das restrições. No dado momento, Ibaneis disse que "é preciso, primeiramente, ter uma quantidade de leitos que atenda a população com satisfação e uma redução na taxa de transmissão. Até a última quinta-feira (4/3), o DF acumulava 11.447 vidas perdidas. Em 24 horas, a secretaria de saúde notificou 673 casos, o que elevou as infecções na capital federal para 683.663.

Taxa de transmissão

A taxa de transmissão da covid-19 está em queda no DF desde 21 de janeiro, quando atingiu o maior índice já registrado, 2,61. O valor alcançou, ontem, o menor nível observado, 0,65 — o que indica que 100 pacientes com a doença podem transmiti-la, em média, para outras 65 pessoas. É recomendado que o resultado permaneça abaixo de 1, apontando controle da situação pandêmica.

A média semanal de mortes em decorrência da covid-19 está em 12,3. No início de janeiro, o valor era de 1,4, mas, em 23 de fevereiro, chegava a 16. Desde então, o número segue em queda. A média de casos da covid-19 cresceu exponencialmente no início deste ano, alcançando mais de 7,6 mil em fevereiro. A partir da data, o resultado está caindo no DF, apesar de seguir acima de mil infecções diárias. Ontem, o número fechou em 1.112.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação