Racismo

Mulher é condenada pelo crime de injúria após chamar ex-nora de "galinha preta"

TJDFT manteve a condenação de uma mulher que proferiu ofensas racistas a sua ex-nora, por meio de mensagens telefônicas

Rafaela Martins
postado em 05/03/2022 11:56

A 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve a sentença que condenou uma mulher pelo crime de injúria racial, após ter enviado mensagem à sua ex-nora, a chamando de “galinha preta”.

Segundo a acusação, a ré teria ferido a dignidade da vítima ao ofendê-la usando elementos referentes à sua raça e cor. Consta da denúncia que a mulher admitiu ter enviado a mensagem.

A acusada, por sua vez, defendeu sua absolvição sob a alegação que sua conduta não pode ser considerada como crime, pois apenas respondeu às ofensas que sofreu da vítima.

O juiz titular Robson Barbosa de Azevedo, da 2ª Vara Criminal do Gama entendeu que, de acordo com a situação e os xingamentos proferidos, a acusada teve real intenção de ofender, pois a vítima estava no hospital cuidando do filho da ré no momento em que recebeu as mensagens.

Assim, o desembargador condenou a autora a um ano de prisão, além de multa, pela prática do crime de injúria racial. Inconformada, a acusada recorreu. Contudo, os desembargadores afastaram todos os argumentos da defesa e mantiveram a condenação.

O colegiado explicou que “ainda que a defesa argumente que a vítima provocou a acusada e, só a partir de então a ré agiu em retorsão, não foi o que restou comprovado nos autos. E mesmo que assim o fosse, as discussões acaloradas não podem servir de escudo para condutas visivelmente ofensivas ao ordenamento pátrio”, declarou o grupo.

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação