OBITUÁRIO

Morre José Willekens Brasil Nascimento, um dos fundadores do SinTBacen

O servidor aposentado era natural do Maranhão, mas construiu vida e carreira em Brasília e será lembrado pela ampla participação na defesa dos direitos coletivos

Jéssica Gotlib
postado em 07/03/2022 17:23 / atualizado em 07/03/2022 17:32
O servidor aposentado estava feliz por ter acabado de ganhar um neto e lutava contra um câncer de pâncreas  -  (crédito: Bruno Rosa/Material cedido ao Correio)
O servidor aposentado estava feliz por ter acabado de ganhar um neto e lutava contra um câncer de pâncreas - (crédito: Bruno Rosa/Material cedido ao Correio)

Morreu nesta segunda-feira (7/3) José Willekens Brasil Nascimento. Brasil, como era conhecido, completaria 61 anos em maio e era conhecido entre os servidores públicos federais de Brasília por ser um dos integrantes mais antigos do sindicalismo local. Concursado para a carreira de técnico do Banco Central, ele foi um dos fundadores do Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central do Brasil (SinTBacen).

Brasil lutava há cerca de um ano contra um câncer de pâncreas e acabou não resistindo. Natural de Barra do Corda, no Maranhão, ele construiu carreira e criou a família no Distrito Federal. Segundo Bruno Rosa, filho do servidor, ele era extremamente empático aos problemas dos colegas e cuidava de todos por onde passava.

"A luta dele pelos técnicos do Banco Central foi muito forte, foi uma luta muito bonita. Ele era uma pessoa extremamente cuidadora, cada um importava para ele. O legado do meu pai é o altruísmo", conta. Bruno diz que, desde a notícia da internação do pai até o falecimento, a família tem recebido manifestações de carinho de pessoas de diferentes lugares e instituições do Distrito Federal. Alguns sindicatos, como o Sindisep-DF e Sinal, fizeram questão de publicar notas de pesar e solidariedade à família.

"Destacou-se como incansável lutador em defesa dos direitos dos servidores, especialmente dos técnicos. Participou como dirigente de todas as mobilizações, greves e negociações realizadas pelos servidores do Banco Central e que resultaram em grandes conquistas, particularmente na década de 2000", diz o texto do Sindisep-DF.

Brasil deixa mulher, filhos e um netinho que faz um ano em abril. A família informa que o velório será na terça-feira (8/3) das 10h30 às 12h30 na funerária Jardim Metropolitano — BR 040, km 4,7, Parque Araruama, Valparaíso de Goiás. O corpo será cremado em seguida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação