Atendimento

PCDF realizará atividades em combate a violência doméstica no DF

Ações de prevenção a crimes domésticos tem início nesta terça-feira (8/3) quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher

Eduardo Fernandes*
postado em 07/03/2022 15:01
 (crédito: pacifico/CB/D.A)
(crédito: pacifico/CB/D.A)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) juntamente às Seções de Atendimento à Mulher (SAM), delegacias circunscricionais, ou Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) Asa Sul e Deam II (Ceilândia) no Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8/3), e durante toda a semana, receberão mulheres vítimas para atendimento humanizado e integrado em todas as delegacias do DF, com ambiente exclusivo que contará com assistência psicossocial e registro de ocorrência policial.

O combate à violência contra a mulher é o principal objetivo da PCDF, que conta com o apoio de instituições governamentais, iniciativa privada e sociedade organizada. Além disso, cinco Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (Nuiams) estarão disponíveis para o público alvo no DF nas respectivas delegacias: Deam I, Deam II, 11ª DP — Núcleo Bandeirante, 29ª DP — Riacho Fundo e 38ª DP — Vicente Pires. E os atendimentos ocorrem sempre segunda e quarta-feira, das 13h às 18h. Já na Nuiam da Deam I, o atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. 

Violência em 2021

Cerca de 876 prisões foram realizadas, por meio das Deams I e II, em combate a violência doméstica no ano passado. Segundo a PCDF, vítimas que passam por essa realidade devem registrar ocorrência em qualquer delegacia do DF.

Além disso, mulheres em situação de violência doméstica também podem procurar a Maria da Penha Online, serviço realizado por internet, com uso de celular ou computador, sem que a vítima precise sair de casa.

A Delegacia Eletrônica registrou 1.330 ocorrências em casos de Lei Maria da Penha, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Os números correspondem a uma média de 86 atendimentos por mês, estimando-se que 69,3% desse total necessitou de medidas protetivas de urgência. A terceira unidade com mais registros, a Delegacia Eletrônica fica atrás somente da Deam II, com 2.928 casos, e a Deam I, com 2.051 ocorrências.

Palestras virtuais

Em decorrência da crise pandêmica atual, a PCDF realizará, de forma virtual, palestras, eventos, apresentações e entrevistas sobre a Lei Maria da Penha e abordando, também, assuntos relacionados a feminicídio, crimes sexuais, estelionato amoroso, crimes de stalking e entre outros. As lives ocorrerão no canal da PCDF OFICIAL, com primeira transmissão no Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8/3), às 19h.

A programação também conta com eventos nos dias 15, 22 e 29 de março. Em abril, o ciclo continua nos dias 5, 12 e 19 e encerra-se em 26 de abril. Os vídeos serão sempre no mesmo horário, a partir das 19h. O intuito da PCDF é levar o Projeto Caminho das Flores, incluso no calendário oficial de eventos do Distrito Federal desde 2020, a mulheres que tenham medo de registrar denúncias. O objetivo também é valorizar e proteger a segurança delas. 

*Sob a supervisão de Ana Luisa Araujo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação