Pandemia

Covid-19: saiba onde se vacinar nesta terça-feira (8/3)

Pontos de imunização abrem das 7h às 22h, para pessoas com mais de 12 anos, e das 8h às 17h, para crianças a partir de 5 anos

Correio Braziliense
postado em 08/03/2022 10:43 / atualizado em 08/03/2022 10:43
Imunização contra a covid-19 no DF está disponível para a população nesta terça -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
Imunização contra a covid-19 no DF está disponível para a população nesta terça - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A campanha de imunização contra a covid-19 continua em diferentes postos do DF e, nesta terça-feira (8/3), não vai ser diferente. Aqueles que desejam completar o esquema vacinal devem procurar os postos de imunização na cidade, que estão divididos em pontos destinados para primeira, segunda e doses de reforço, vacinação infantil, noturna e para imunossuprimidos.

Os pontos de imunização abrem das 7h às 22h, para pessoas com mais de 12 anos, e das 8h às 17h para crianças a partir de 5 anos. Do início da campanha até a noite desta segunda-feira (7/3), foram aplicadas, na capital 2.479.453 para primeira dose; 2.222.465 para segunda dose; 58.536 como dose única; 956.685 como dose de reforço. Um total de 11.078 pessoas tomou a dose adicional (imunossuprimidos). Veja a lista de locais para se vacinar no DF nesta terça-feira (8/3).

Os usuários devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina. Caso não tenha cartão de vacina, será produzido um novo na hora da vacinação. É obrigatório o uso de máscara para a vacinação. No caso da segunda dose ou dose de reforço, as pessoas devem comparecer com o cartão de vacina no qual conste o registro da primeira dose. Se o cartão for extraviado, será realizada busca nos sistemas de registro. É obrigatório o uso de máscara para a vacinação. Para mais informações, procure a equipe de vacinação.

D1 maiores de 12 anos

Para a primeira dose, adultos a partir de 18 anos podem escolher a marca do imunizante (AstraZeneca, CoronaVac ou Janssen). Adolescentes a partir de 12 anos recebem a vacina da CoronaVac. O imunizante da Pfizer-BioNTech será aplicado como primeira dose em grávidas, puérperas e adolescentes de 12 a 18 anos imunossuprimidos.

D2 maiores de 12 anos

Para receber a segunda dose, é necessário respeitar o intervalo mínimo de 28 dias para a CoronaVac, ou de 56 dias para AstraZeneca e Pfizer-BioNTech. Após esse período, é hora de ir a um local de vacinação tão logo seja possível. Mulheres que receberam a primeira dose da AstraZeneca ou CoronaVac e tenham engravidado recebem a segunda dose de Pfizer-BioNTech.

Dose de reforço

Pessoas acima de 18 anos que completaram o ciclo vacinal com AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer-BioNTech recebem uma dose de reforço após quatro meses. É aplicado o imunizante AstraZeneca, Pfizer-BioNTech ou Janssen. As grávidas e puérperas recebem o imunizante da Pfizer-BioNTech. Já quem foi imunizado com a Janssen recebe a dose de reforço após o período de dois meses. Pessoas com menos de 18 anos não são vacinadas com a dose de reforço.

Vacinação para crianças

Crianças de 5 a 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação tanto dos pais ou responsáveis quanto da criança, além do cartão de vacinação do menor. A apresentação do cartão é indispensável para que o profissional de saúde verifique se a criança não recebeu qualquer outro imunizante no intervalo mínimo de 15 dias. Crianças imunossuprimidas ou com 5 anos são vacinadas com o imunizante pediátrico da Pfizer-BioNTech. Crianças de 6 a 11 anos são vacinadas com o imunizante CoronaVac. Em caso de dúvida, o adulto deve solicitar esclarecimento à equipe de vacinação.

Drive Thru

A Secretaria de Saúde do DF realiza a vacinação contra a covid-19 em drive-thru de maneira exclusiva para adultos, a partir dos 18 anos de idade. O local pode ser procurado por quem deseja receber a primeira dose, a segunda dose ou dose de reforço.

Vacinação noturna

A Secretaria de Saúde do DF oferece a vacinação noturna contra a covid-19 apenas para adultos, a partir dos 18 anos. Nesses pontos, são oferecidas a primeira dose, a segunda dose e a dose de reforço.

Imunossuprimidos

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com imunossupressão grave as que se enquadrem em alguma das situações abaixo listadas:

I – Imunodeficiência primária grave
II – Tratamento de quimioterapia para câncer
III – Transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
IV – Pessoas vivendo com HIV / AIDS
V – Uso de corticóides em doses de 20 mg/dia ou mais de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais
VI – Uso de drogas modificadoras para o sistema imune
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune
VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
VIII – Pacientes em hemodialise
IX – Pacientes com doencas imunomediadas inflamatorias cronicas

Pessoas acima de 18 anos com imunossupressão grave devem tomar as três doses do esquema básico contra a covid-19 com intervalo entre as três doses de quatro ou oito semanas, de acordo com o imunizante recebido. Quatro meses após ser aplicada a terceira dose, será aplicada a dose reforço, somando, ao todo, quatro doses. São indicadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech ou Janssen.

Já os adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão grave seguem o mesmo esquema vacinal dos adultos (primeira dose, segunda dose, terceira dose e dose de reforço), porém será aplicado exclusivamente o imunizante Pfizer-BioNTech. Crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão devem receber a versão pediátrica do imunizante da Pfizer.


*Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação