MEIO AMBIENTE

Ato pela Terra: brasilienses se unem a protesto contra 'Pacote da destruição'

O ato iniciou às 15h e conta a presença de diversos artistas como Caetano Veloso, Emicida, Lázaro Ramos, Nando Reis, Daniela Mercury, Baco Exu do Blues

Yasmim Valois*
postado em 09/03/2022 18:10 / atualizado em 09/03/2022 18:15
Manifestação no Ato Pela Terra contra Pacote da Destruição, em frente ao Congresso Nacional -  (crédito: Michelle Portela/CB)
Manifestação no Ato Pela Terra contra Pacote da Destruição, em frente ao Congresso Nacional - (crédito: Michelle Portela/CB)

Os brasilienses marcam presença no Ato pela Terra, convocado pelo cantor e compositor Caetano Veloso como forma de protesto contra o chamado "Pacote da destruição", em tramitação no Congresso Nacional. O ato começou às 15h desta quarta-feira (9/3), no gramado em frente ao Congresso Nacional. A Polícia Militar do Distrito Federal estima que o ato contará com a presença de 50 mil pessoas, mas essa expectativa ainda não foi atingida.

A estudante de engenharia florestal Paloma Alves, 20 anos, é uma das jovens que compareceu. Ela afirma que o movimento tem extrema importância para a causa ambiental. "O movimento em si é muito importante, e esse ato mais ainda. A presença de vários jovens me fez pensar nisso: que temos que cuidar do meio ambiente, justamente porque ele interfere no nosso futuro", declara a estudante.

A socioambientalista Milene Maia, 51 anos, é mãe de uma das "abelhinhas" e avalia ser essencial trazer essa consciência para sua filha desde cedo. "Eu sinto que estou cumprindo meu papel de ativista dos direitos humanos vindo aqui, e que estou apresentando esse movimento da sociedade civil para minha filha caçula. Todos nós temos o direito de ter um planeta sustentável", declara, empolgada.

A professora de geografia Kátia Garcia, 56 anos, também foi dar apoio ao Ato pela Terra. Ela diz sentir imensa tristeza pelo fato de um ato como este ser necessário. "Todas as pessoas tinham que ter mais consciência de que a floresta amazônica cuida de toda a Terra e de todos os que estão no planeta. A maior parte dessa floresta está em território brasileiro, então, temos que tratá-la com respeito e amor, temos que respeitar nosso país", afirma. A professora ainda acrescenta que a participação dos artistas é muito importante, justamente por conta da visibilidade.

Até a mais recente atualização desta reportagem, o ato ocorria de maneira pacífica e seguia sendo acompanhado pela Polícia Militar do Distrito Federal. O trânsito na Esplanada flui normalmente.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Manifestação no Ato Pela Terra contra Pacote da Destruição, em frente ao Congresso Nacional
    Manifestação no Ato Pela Terra contra Pacote da Destruição, em frente ao Congresso Nacional Foto: Michelle Portela/CB
  • Manifestação no Ato Pela Terra contra Pacote da Destruição, em frente ao Congresso Nacional
    Manifestação no Ato Pela Terra contra Pacote da Destruição, em frente ao Congresso Nacional Foto: Michelle Portela/CB
  • Caetano durante a entrega do manifesto contra o Pacote da Destruição, no Congresso Nacional
    Caetano durante a entrega do manifesto contra o Pacote da Destruição, no Congresso Nacional Foto: Minervino Junior/CB/DA Press
  • Mobilização durante a entrega do manifesto contra o Pacote da Destruição, no Congresso Nacional
    Mobilização durante a entrega do manifesto contra o Pacote da Destruição, no Congresso Nacional Foto: Minervino Junior/CB/DA Press
  • A professora Kátia Garcia no Ato pela Terra
    A professora Kátia Garcia no Ato pela Terra Foto: Yasmim Valois
  • "Abelhinhas" participam de protesto convocado pelo cantor Caetano Veloso
    "Abelhinhas" participam de protesto convocado pelo cantor Caetano Veloso Foto: Yasmim Valois
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação