Igreja Católica

Papa Francisco nomeia Dom Marcony como novo Arcebispo Militar do Brasil

O anúncio foi feito poucas horas antes do sepultamento de Dom Terra, na manhã do último sábado

Renata Nagashima
postado em 15/03/2022 21:03 / atualizado em 15/03/2022 21:36
Dom Marcony na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida -  (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
Dom Marcony na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Papa Francisco nomeou Dom Marcony Ferreira como o novo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. O anúncio foi feito poucas horas antes do sepultamento de Dom Terra, na manhã do último sábado, na Arquidiocese de Brasília. A cerimônia de posse está marcada para ocorrer em 2 de abril, às 10h, na Catedral Militar Rainha da Paz.

O arcebispo foi o primeiro padre nascido em Brasília ordenado para a Arquidiocese de Brasília. Em 2001 ele foi nomeado monsenhor pelo Papa João Paulo II. Atual Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Marcony assumiu o posto que era de Dom Fernando José Guimarães, que renunciou por limite de idade, como previsto no cânon 401 do Código de Direito Canônico.

Ao Correio, Dom Marcony disse que recebeu a missão do Para Francisco de cuidar do ordinariado militar — o que inclui Forças Armadas, e das forças auxiliares e os capelães em todo o Brasil — com muita alegria. "São mais de 180 postos, então é uma diocese muito grande. Enquanto as outras são territoriais, essa é no Brasil inteiro. Onde tem quartel e militares, ali eu estou”, afirmou.

Dom Marcony destacou o contentamento por estar servindo o país. “Além de servir a minha igreja, vou servir também ao meu país, em todos os recantos, desde os pelotões de fronteira, até os quartel até mesmo a nossa querida arquidiocese de Brasília”, acrescentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação