Sociedade

Chance de tirar a carteira de motorista sem pagar nada

Projeto do Departamento de Trânsito (Detran-DF), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Justiça e Cidadania (Sejus), pretende beneficiar cinco mil pessoas, em todo o DF

Paulo Martins*
postado em 21/03/2022 19:14
 (crédito: Divulgação/Ascom Detran)
(crédito: Divulgação/Ascom Detran)

O Programa Habilitação Social deverá ter nova edição ainda em 2022. A primeira edição anual do evento ocorreu no auditório da sede do Detran, nesta segunda-feira (21). As instruções para o processo de seleção e participação na edição 2022 pode ser publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (22).

Esta edição pretende disponibilizar cinco mil vagas para todo o Distrito Federal. O programa reserva, obrigatoriamente, 20% das vagas aos beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros 20% aos assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os participantes restantes são destinados ao Projeto Formação Profissional, oferecido diretamente pelo Detran.

O evento de hoje contou com participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Justiça e Cidadania (Sejus). O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, disse que este projeto tem caráter permanente, visando beneficiar milhares de pessoas todos os anos. Já a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Rocha, afirmou que dirigir é um sonho que saiu do papel para muita gente, representando um pontapé inicial para que saiam da situação de vulnerabilidade.

As inscrições para a segunda rodada do programa estão previstas entre 25 de abril a 25 de maio de 2022. Após o prazo, as secretarias terão 60 dias para publicar os selecionados para a sequência do programa. Após a publicação do resultado, os candidatos terão 30 dias para agendar a coleta biométrica e abrir o Registro Nacional de Condutor Habilitado (Renach).

Após essa etapa, o beneficiário terá 40 dias para realizar os exames médicos e psicológicos, realizando, na sequência, a matrícula em um dos Centros de Formação de Condutores num prazo de 30 dias.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação