Oportunidade

Finatec abre inscrição para programa voltado ao jovem empreendedor

São 20 mil vagas para jovens negros e mulheres entre 18 e 29 anos interessados em aprender as técnicas do empreendedorismo e aplica-las nas regiões onde moram

Bernardo Guerra*
postado em 21/03/2022 15:19 / atualizado em 21/03/2022 15:19
O programa da Finatec é destinado a jovens entre 18 e 29 anos -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
O programa da Finatec é destinado a jovens entre 18 e 29 anos - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) abre 20 mil vagas para jovens em situação de vulnerabilidade montarem ou tirarem da informalidade o seu próprio negócio. O Jornada e Rede de Acolinhmento Horizontes do Empreendedor para Jovens Negros e Mulheres Jovens, como é chamado o projeto, irá aceitar jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos, que residem em áreas consideradas de vulnerabilidade no Centro-Oeste. A Finatec está trabalhando em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

O projeto tem duração de um ano. Serão oferecidos cursos, oficinas, encontros e mentorias para esses jovens empreendedores selecionados. O início da capacitação está previsto para o dia 23 de maio, quando haverá a primeira etapa. A fase inicial consiste em curso on-line com duração de 40 horas. Podem se inscrever pessoas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Finatec é a executora do projeto, que é financiado pelo MMFDH. A fundação é a responsável por todo o programa. A primeira etapa foi o planejamento, que consistiu na coleta de dados e na análise do território, do perfil desse jovem negro e dessa mulher do Centro-Oeste e nas estratégias de atuação.
As inscrições começaram na última segunda-feira (14/3) e a capacitação está prevista para 23 de maio. O programa é divido em grupos. Serão 20 mil alunos, sendo dez mil do sexo feminino e dez mil jovens e negros.

Ao término da primeira etapa, que consiste no curso on-line de 40 horas de duração, serão selecionados mil alunos de cada grupo, que irão para uma segunda fase desta chamada jornada, participando de oficinas, encontros e mentoria junto à Rede de Acolhimento Horizonte do Empreendedor, formada por técnicos, pesquisadores e profissionais de mercado da Finatec e parceiros locais.

Lá, esses dois mil jovens serão incentivados a tirar seus projetos do campo da ideação ou da informalidade. Essa parte do programa serve para aqueles que já realizam atividades comerciais em seu local de moradia, como costureira que faz pequenos consertos, vendedor de lanche. Eles vão receber orientações visando a elaboração de um plano de negócios, que irá possibilitá-los a ter acesso a microcrédito orientado.

Jornada

Os 100 melhores planos de negócios vão participar durante seis meses de uma mentoria mais próxima e personalizada, visando o acesso ao microcrédito orientado. De acordo com a coordenadora do programa Jornada e Rede de Acolhimento Horizonte do Empreendedor, Sandra Fernandes, o curso possibilitará o contato desses jovens com o conceito de empreendedorismo e tudo o que envolve empreender, como canais de venda, relação comercial com o próprio território em que ele está inserido e de que forma se posicionar no mercado. Além disso, o projeto também possibilitará que os jovens tenham acesso a parceiros que vão ofertar o microcrédito orientado.

Serviço:
Para se inscrever, basta acessar o site (https://jornadahorizontesdoempreendedor.finatec.org.br/site) e preencher a ficha de inscrição direcionada para um dos dois projetos.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação