Capacitação

Curso de formação em liderança feminina está com inscrições abertas

Elas serão incentivadas a exercer a força da liderança e garantirem seus direitos e a formação de uma rede de promoção e de proteção de outras mulheres dentro de suas comunidades

Correio Braziliense
postado em 22/03/2022 13:40 / atualizado em 22/03/2022 13:40
 (crédito: Mariana Niederauer/CB/D.A Press)
(crédito: Mariana Niederauer/CB/D.A Press)

As mulheres que desejam atuar como lideranças em suas comunidades podem se capacitar através do projeto “Empodera - Formação de Mulheres Líderes”. O curso, que está com inscrições abertas até 6 de abril, será ministrado pelo Instituto Axiomas Brasil, selecionado por meio de edital, e será realizado em seis regiões administrativas do DF.

No primeiro semestre serão abertas 250 vagas em Ceilândia; 250 em Planaltina e 100 na Estrutural. Já no segundo semestre do ano serão oferecidas 200 vagas no Itapoã, em Samambaia e em Sobradinho II, respectivamente. A proposta é atuar na redução da vulnerabilidade social que acomete as mulheres, incentivando-as a enfrentar tal realidade, em prol de sua comunidade. Elas serão incentivadas a exercer a força da liderança e garantirem seus direitos e a formação de uma rede de promoção e de proteção de outras mulheres dentro de suas comunidades.

Capacitadas, essas mulheres serão multiplicadoras de conhecimento, impactando não somente as próprias vidas, mas também as de seus pares. Elas estarão aptas a coletar informações, organizar serviços de escuta, apresentar projetos, entre outras habilidades, sendo articuladoras e mobilizadoras nas regiões em que vivem.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Mulher (SMDF). De acordo com a secretária da pasta, Ericka Filippelli, o intuito é disponibilizar caminhos para as mulheres que sonham em exercer novas posições. “Vamos apresentar os instrumentos, as estratégias e a capacitação necessários para que elas possam ser articuladoras, mobilizadoras e atuar nas suas comunidades”, explica.

Durante o curso, as alunas irão aprender, dentre outras coisas, sobre a estrutura e organização do Governo do Distrito Federal com base na lei orgânica do DF; sobre feminismo e identidade de gênero; sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres; sobre organização social e combate à violência e a Rede SUAS e sobre a estrutura de documentações oficiais.

Faça parte

Com dois meses de duração, cada turma terá um total de 160 horas/aula, sendo 120 horas de aulas teóricas e 40 horas de atividades práticas. A qualificação será 70% presencial e 30% remota e terá acompanhamento de equipe psicossocial. As alunas receberão uma bolsa auxílio de R$ 165 reais por mês, conforme a duração do curso, material didático, crachá de identificação e uniforme. Ao final do curso, será realizado evento de formatura e entrega dos certificados de participação.

Para participar, as interessadas devem ter, no mínimo, 18 anos; serem responsáveis pelo sustento familiar; declararem renda familiar de até dois salários mínimos e terem disponibilidade de tempo para a formação. A inscrição deve ser realizada pelo formulário disponível no site. O resultado da seleção será divulgado no dia 8 de abril. Todas as contempladas receberão contato telefônico via SMS ou WhatsApp com a convocação para efetivar a matrícula.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação