ANIVERSÁRIO

Ativista cultural e testemunha da resistência dos ceilandenses

Uma das mais ativas representantes da cena cultural da cidade, Margô Oliveira destaca a resistência dos ceilandenses

Naum Giló*
postado em 27/03/2022 05:01
 (crédito: Fotos: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Fotos: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A ativista cultural Margô Oliveira chegou a Ceilândia em 1974, vinda de sua terra natal, Minas Gerais, ainda criança. De lá para cá, testemunhou a precária região se tornar uma cidade urbanizada e populosa. "É um caso de amor. Aqui, cresci, estudei e criei meus filhos. Ceilândia significa essa força, com gente de todos os lugares. É a cidade que acolhe quem chega, lugar de resistência", descreve.

Margô é figura importante para a cultura da maior cidade do Distrito Federal. Ao longo de três gestões, passou nove anos como integrante do Conselho de Cultura de Ceilândia. Entre os projetos que tocou, teve o Romaria Poética, que levou oficinas de literatura, cordel, teatro de mamulengo e apresentações de poesia e musicais para escolas e espaços públicos da cidade, como feiras e praças.

Com foco na cultura popular, a iniciativa, que teve a última edição no fim do ano passado, levou ritmos tradicionais para a população carente, como bumba meu boi, cavalo-marinho, coco, maracatu e ciranda.

Confira o especial Ceilândia 51 anos

"A gente tem um potencial artístico muito grande e eu espero que os governantes olhem com mais carinho para esse povo e ofereçam a ele o que merece, como acesso à saúde e cultura. Ações precisam ser criadas, com escolas melhores, mais professores"... Ceilandense de coração ela destaca: "O tempo todo juntamos forças para seguir em frente. Isso que me inspira. Ceilândia me inspira esperança".

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

No embalo do forró

 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação