Trânsito

Sob efeito do álcool, homem atropela e mata pedestre de 63 anos no Gama

O acidente aconteceu por volta das 19h45, na DF-475. Segundo informações da polícia militar, a vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Regional do Gama, mas não sobreviveu

Correio Braziliense
postado em 04/04/2022 09:48 / atualizado em 04/04/2022 11:38
 (crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
(crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Sob efeito do álcool, um homem de 50 anos foi preso, na noite do último sábado (2/4), após atropelar e matar um pedestre de 63 anos na Ponte Alta do Gama. O sinistro de trânsito ocorreu por volta das 19h45, na DF-475. Segundo informações da polícia militar, a vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Regional do Gama, mas não sobreviveu.

O sinistro de trânsito ocorreu em frente a uma distribuidora de bebidas. De acordo com a corporação, uma viatura do 9º Batalhão da Polícia Militar (Gama) foi acionada. A embriaguez ao volante foi constatada com teste do bafômetro, que apontou 1,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/L). 

Segundo a Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida como Lei Seca, é considerado crime se o bafômetro indicar concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar.

A identidade da vítima e do motorista não foram confirmadas. A perícia foi solicitada para o local, e a ocorrência está a cargo da 20ª Delegacia de Polícia (Gama). A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de dirigir. Segundo o histórico da ocorrência, o motorista do veículo estava com “a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool”.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é classificada como gravíssima e a multa é de R$ 2.934,70. No caso de reincidência, a infração é dobrada e sobe para R$ 5.869,40.

Casos recentes

Na madrugada da última quinta-feira (31/3), a diarista Núbia Regina Almeida, 43 anos, atravessava a rodovia DF-290 para esperar a filha de 18 anos, que voltava do trabalho, em uma parada de ônibus, quando foi arremessada após ser atropelada por um carro. Ela não resistiu aos ferimentos. A pedestre, que estava acompanhada do sobrinho de 10 anos, fazia o percurso com frequência para que a adolescente não voltasse para casa sozinha por volta de 0h30. O motorista Lucas Meireles Gonçalves, 27 anos, também havia ingerido bebida alcoólica.

O crime de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa é comum. Somente no Distrito Federal, nos meses de janeiro e fevereiro, foram registradas 5.145 infrações pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e Polícia Militar (PMDF). No caso de Lucas, além de beber e dirigir, ele assumiu o risco e provocou o sinistro de trânsito que tirou a vida de Núbia. Acompanhado de um amigo, os dois beberam e estavam voltando para a casa do condutor em Luziânia (GO). Lucas foi preso em flagrante após fazer o teste de bafômetro que constatou a embriaguez com 0,66 mg/L, o dobro do valor permitido. O rapaz foi encaminhado para a 20ª Delegacia de Polícia para registro da ocorrência.

Em Vicente Pires, câmeras do circuito interno de segurança da rua registraram o momento em que um homem briga com o motorista de aplicativo e o atropela. Testemunhas relataram à polícia que o autor teria solicitado uma corrida e, ao desembarcar, negou-se a pagar o valor correto. Uma terceira pessoa acompanhava a cena e socorreu a vítima, que teve a perna quebrada. O trabalhador foi atendido pelas equipes do Corpo de Bombeiros (CBM-DF) e encaminhado ao Hospital de Base.

O jovem não tem habilitação para dirigir e, de acordo com os policiais civis da 8ª DP (Estrutural), apresentava sintomas de embriaguez, tais como: olhos avermelhados, fala alterada e hálito etílico. Por esse motivo, foi submetido ao teste de alcoolemia, que apontou 0,64mg/L de álcool por litro de ar. Na delegacia, foi autuado por embriaguez ao volante, falta de habilitação e lesão corporal. O agressor está preso e informou que só se manifestará em juízo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação