Qualificação

Moradores de rua do DF passam por capacitação profissional

Um total de 98 pessoas participaram da etapa B do 5º ciclo do programa Renova DF, que oferta cursos práticos de qualificação profissional na área da construção civil

Correio Braziliense
postado em 08/04/2022 10:35 / atualizado em 08/04/2022 10:36
Pessoas em situação de vulnerabilidade são integradas ao Renova-DF -  (crédito: Renato Raphael/Sedes)
Pessoas em situação de vulnerabilidade são integradas ao Renova-DF - (crédito: Renato Raphael/Sedes)

A população em situação de rua do Distrito Federal participou, pela primeira vez, do Renova DF, programa que oferta cursos práticos de qualificação profissional na área da construção civil. Dos 1.481 inscritos na etapa B do 5º ciclo do programa, 98 são pessoas atendidas pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

A etapa será lançada nesta sexta-feira (8/4), no Pavilhão do Parque da Cidade. Os alunos inscritos recebem, ainda, uma bolsa mensal de um salário mínimo por três meses e aprendem o ofício na prática, em atividades de conservação do patrimônio público, por exemplo, na recuperação de praças, quadras poliesportivas e viadutos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, o projeto irá proporcionar maior autonomia para as pessoas em situação de rua. “Aprendendo um novo ofício, eles resgatam a autoestima e estarão preparados para ingressar no mercado de trabalho”, ressalta. No caso desse público, são usuários acompanhados pelas equipes socioassistenciais que manifestaram interesse em participar do Renova DF.

Cursos do Senai

Por meio do Renova DF, o aluno adquire novas habilidades laborais e torna-se apto a atender às exigências do mercado de trabalho e à realização da higienização e limpeza, manutenção e recuperação dos equipamentos públicos no âmbito do Distrito Federal. Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e integrados às atividades de conservação do patrimônio público.

Os alunos têm que cumprir uma jornada de trabalho de 80 horas por mês, durante três meses, e recebem mensalmente um salário mínimo de R$ 1.212, auxílio para transporte, kit lanche, uniforme e um seguro de vida. Para receber a bolsa, eles são obrigados a cumprir 80% da carga horária. Os inscritos não têm vínculo empregatício e concluem o curso de três meses prontos para ingressar no mercado de trabalho. A etapa A do 5º Ciclo do Renova DF já está em andamento, com 2.100 alunos.

Um dos contemplados no 5º ciclo B do programa é Itamar Marinho Nunes, 52 anos, atendido pelo Centro POP Brasília. “Para mim, participar do RenovaDF é um recomeço, me faz sonhar com uma vida digna. Eu vou agarrar essa oportunidade”, promete. Itamar está há oito anos em Brasília, alternando a moradia entre a rua e unidades de acolhimento. Ele veio de Manaus (AM) para tratar um câncer no cérebro na rede pública e hoje está em situação de rua, sobrevivendo com os benefícios sociais que recebe do GDF.

“Eu meu curei do tumor, e, atualmente, estou na rua aguardando vaga em uma casa de acolhimento. Mas faço todas as minhas refeições e tomo banho aqui no Centro POP”, relata. “Quando terminar o RenovaDF, quero voltar a trabalhar e ir na minha cidade visitar minha mãe, que ficou sozinha depois que meu pai morreu de covid”.

*Com informações da Sedes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação