PANDEMIA

Covid-19: DF teve 1.091 casos a mais entre janeiro e março deste ano

Devido à instabilidade de informações do Sistema Único de Saúde, esses casos foram incluídos no boletim epidemiológico apenas nesta quarta-feira (13/4)

Rafaela Martins
postado em 13/04/2022 18:51 / atualizado em 13/04/2022 19:39
 (crédito: Cr?dito: Reprodu??o/ Science Photo Library))
(crédito: Cr?dito: Reprodu??o/ Science Photo Library))

O Distrito Federal teve 1.091 mil casos de covid-19 não notificados entre janeiro e março deste ano. Devido à instabilidade de informações do Sistema Único de Saúde, esses casos foram incluídos no boletim epidemiológico apenas nesta quarta-feira (13/4) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). 

A pasta garante que "a inclusão desses novos dados não altera o perfil epidemiológico da covid-19 no DF, onde a situação da pandemia continua em declínio". Também nesta quarta, foram registrados 109 casos e quatro mortes nas últimas 24 horas. 

Dos óbitos, duas vítimas eram do sexo masculino e outras duas do sexo feminino, e todas possuíam mais de 70 anos. Todas as vítimas residiam no Distrito Federal. Ao todo, 11.623 pessoas morreram na capital do país desde o início da pandemia. Destas, 1.010 residiam em outro estado.

O total de infectados na capital federal desde o início da pandemia chegou a 694.975: são mais de 619 mil são moradores do DF, 36 mil de Goiás, 8 mil de outros estados e 30 mil estão em investigação.

Taxa de Transmissão

A taxa de transmissão do novo coronavírus segue em queda e atingiu o índice de 0,68 nesta quarta-feira (13/4). É importante ressaltar que o boletim da pasta responsável é publicado somente em dias úteis.

Desta forma, o número confirma que um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 68. Quando a taxa de transmissão está abaixo de 1, isso demonstra que a pandemia está controlada, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com os novos dados, a média móvel de infecções subiu para 374, o que representa um aumento de 22% em relação a 14 dias atrás. Já a média móvel de óbitos está em 4,4 — isso representa um aumento de 46% na comparação com o cálculo de 14 dias atrás.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação