Semana Santa

Paróquia da Asa Sul fará Via Sacra em quadras residenciais

Celebração volta a ser feita no entorno da Igreja após dois anos suspensa. Na Paróquia Sagrado Mercês, as celebrações terão início às 15h

Correio Braziliense
postado em 14/04/2022 10:03
 (crédito: Adauto Cruz/CB/D.A Press)
(crédito: Adauto Cruz/CB/D.A Press)

Após dois anos de suspensão devido à pandemia da covid-19, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, que fica na Asa Sul, retomou a Via Sacra. Os moradores das quadras residenciais 414, 415, e 416 Sul poderão participar da celebração tradicional da tarde da Sexta-feira Santa.

A Sexta-feira Santa é o dia em que a Igreja rememora a crucificação de Jesus. Por isso, nessa data, em vez da tradicional missa, é realizada a celebração da Paixão, Adoração da Cruz e a Via Sacra, que também é rezada durante as sextas-feiras da quaresma. Na Paróquia Sagrado Mercês, as celebrações terão início às 15h com a adoração. Logo em seguida, a comunidade seguirá para a Via Sacra no entorno da Igreja.

A celebração sempre reuniu centenas de pessoas que percorrem o trajeto rezando e cantando. A cerimônia foi interrompida nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de covid-19. De acordo com o pároco frei Rogério Soares, a celebração externa é mais uma forma de integrar e de atender a comunidade. "Sair às ruas para rezarmos a via sacra depois de dois anos sem essa celebração tem um significado especial. Nossa fé é púbica, por isso é importante percorrer as ruas da cidade.”

Durante a Via Sacra, a procissão faz 14 paradas chamadas de estações. Em cada uma delas, os fieis têm a oportunidade de meditar sobre os momentos vividos por Jesus desde o julgamento até o sepulcro. Quadros expostos nos pontos destinados a cada estação traduzem a condenação; Jesus carregando a cruz; o encontro com Maria; a ajuda que Ele recebeu de Simão Cirineu; as três vezes em que Ele caiu; o consolo às mulheres de Israel; a ocasião em que Verônica enxugou o rosto dEle; o momento em que Jesus foi despido; a crucificação; a morte; a descida da cruz e, por fim, o sepultamento.

As homenagens a Jesus na Sexta-feira Santa terminam com o retorno à Igreja onde é exposta a imagem do Senhor Morto. A comunidade, então, se retira em silêncio, sendo convidada a retornar no sábado à noite para a missa que marca o início da celebração da Páscoa, que prossegue no domingo com missas ao longo de todo o dia. Toda a comunidade está convidada a participar.

Confira a programação completa da Semana Santa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês: 

Quinta-feira (14/4): Lava-Pés
9h30: Missa do Crisma na Catedral de Brasília
17h e 19h: Missa (às 19h ocorre vigília até 00h)

Sexta-feira (15/4): Sexta Santa
8h às 12h: vigília
15h: Celebração da Via Sacra nas quadras

Sábado (16/4): Sábado Santo
9h: contemplação com Oração das dores de Maria
19h: Celebração (início na área externa da igreja)

Domingo (17/4): Páscoa
8h, 10h, 12h, 17h e 19h: Santa Missa

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação