Investigação

ABI pede apuração rigorosa de ataque contra jornalista Gabriel Luiz

Repórter foi esfaqueado na noite desta quinta-feira no Sudoeste; estado de saúde dele é grave e estável

Correio Braziliense
postado em 15/04/2022 12:18 / atualizado em 15/04/2022 12:18
 (crédito: Instagram/ reprodução)
(crédito: Instagram/ reprodução)

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pediu que as motivações do esfaqueamento do repórter Gabriel Luiz, de 28 anos, sejam apuradas e esclarecidas. O jornalista foi atacado por dois homens na noite desta quinta-feira (14/4). O estado dele é grave

A associação destacou, em nota, que ainda não se sabe se o crime tem relação com a atividade profissional de Gabriel, porém que é mais um caso de violência contra jornalistas registrado no país. "Não se sabe ainda se o crime — gravado por câmeras de vídeo — tem relação com a atividade profissional de Gabriel, mas ele se insere num quadro inaceitável de hostilidade a jornalistas e de crescimento da violência no país, estimulado pelo governo federal. A ABI exige que as autoridades policiais investiguem com empenho a tentativa de homicídio e a esclareçam o mais rapidamente possível", diz a nota. 

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) também cobraram uma investigação rigorosa do caso. 

Gabriel Luiz foi esfaqueado na noite desta quinta-feira (14/4) perto de onde mora no Sudoeste.  Imagens de câmera de segurança mostram os suspeitos do crime perseguindo o repórter. Outras imagens mostram o momento em que Gabriel corre ensaguentado para pedir socorro na portaria do prédio em que mora. 

O repórter recebeu cerca de 10 facadas e teve perfurações de órgãos vitais, como pulmão e veias no pescoço e estômago.

Gabriel foi socorrido com hemorragia e levado ao Hospital de Base. Durante a madrugada, ele passou por cirurgias e o quadro dele é estável. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. 

  • Região no Sudoeste onde repórter da Globo Gabriel Luiz mora e foi esfaqueado Marcelo Ferreira/ CB/ D.A Press
  • Região no Sudoeste onde repórter da Globo Gabriel Luiz mora e foi esfaqueado Marcelo Ferreira/ CB/ D.A Press
  • Gabriel Luiz, repórter da TV Globo, é esfaqueado no Sudoeste Reprodução/TV Globo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação