BRASÍLIA 62 ANOS

Exposição no CCBB mostra como a história de Brasília e do Correio se unem

Uma viagem histórica e afetiva dos 62 anos de Brasília e dos 62 anos do Correio Braziliense é o tema da exposição multimídia "Brasília 61 + 1 anos de história" que será aberta no CCBB em 21 de abril

Correio Braziliense
postado em 18/04/2022 13:06 / atualizado em 19/04/2022 16:36
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Um raro caso de amor entre uma cidade e um jornal — Brasília e o Correio Braziliense. Mesmo antes de se conhecerem, os dois já estavam entrelaçados. Desde o começo do século XIX, o sonho de uma capital no interior do Brasil já era um dos assuntos candentes do primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, impresso em Londres em sua primeira fase.

Quando Juscelino Kubitschek disse que não apenas iria construir a nova capital do Brasil no Planalto Central como faria, ainda no seu mandato, a transferência da sede do poder, meio mundo riu dos delírios presidenciais. O jornalista Assis Chateaubriand, criador dos Diários Associados, gostou da brincadeira e desafiou Juscelino: se ele cumprisse o prometido, a nova capital teria um jornal diário no dia da inauguração.

E assim foi: Brasília e o Correio Braziliense, renascido depois de 137 anos, começavam uma história de companheirismo que atravessou graves turbulências políticas e econômicas sem que o jornal tenha deixado de apoiar a nova capital, seu fundador, Juscelino Kubitschek, e o projeto urbanístico de Lucio Costa.

Esses 62 anos de conexão intensa (e diária) entre a cidade e o jornal se renovam a cada aniversário dos dois, 21 de abril, dia em que o Correio publica edições especiais de aniversário.

  • Capa do Correio Braziliense de 21 de abril de 1991 Reprodução
  • Capa do Correio Braziliense de 21 de abril de 1984 Reprodução
  • Capa do Correio Braziliense de 21 de abril de 1964 Reprodução
  • Capa do Correio Braziliense de 21 de abril de 2009 Reprodução
  • Capa do Correio Braziliense de 21 de abril de 2003 Reprodução
  • Capa do Correio Braziliense em celebração ao décimo aniversário de Brasília Reprodução

A exposição no CCBB

A exposição é uma viagem de 62 anos pela história do mundo, do Brasil, de Brasília e dos brasilienses. Uma linha do tempo que vai de meados do século XX aos primeiros 22 anos do século XXI. É o que a exposição Brasília e Correio Braziliense: 61 + 1 anos de história oferece aos brasilienses e aos demais visitantes no CCBB, de 21/04/2022 a 20/05/2020.

São 62 painéis com as 62 capas do Correio Braziliense publicadas nos dias 21 de abril de cada ano, fixadas em totens de 2 metros de altura e acompanhadas de viagens multimídias. Algumas edições terão um QR CODE que levará o visitante às histórias de marcas brasilienses que nasceram na cidade e cresceram com ela.

Espaço para fotos e Redação mirim

Um cenário instagramável estará à disposição para o público tirar fotos com as imagens históricas da exposição. Em uma redação mirim, montada na área externa do CCBB, as crianças vão ouvir histórias da construção de Brasília e cada uma receberá uma réplica da capa do jornal para criar suas próprias matérias e desenhos sobre o que sonham para Brasília nos próximos anos. E levará para casa a lembrança inesquecível de ter escrito ou desenhado o seu próprio Correio Braziliense.

A Cultura no Banco do Brasil

O Banco do Brasil incentiva a cultura no país desde o ano de 1989, com a criação do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Ao longo destes mais de 30 anos, a instituição promove projetos nas áreas de artes plásticas e cênicas, música, cinema, ideias e educação, com programação de qualidade, diversa e plural. Suas 4 unidades, nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, recebem milhões de visitantes anualmente e figuram entre as instituições culturais mais visitadas no país, consolidando o CCBB como um dos principais aparelhos culturais no cenário brasileiro e internacional.

 

Participe

Exposição Brasília 61 + 1 anos de história
CCBB Brasília, 21 de abril a 20 de maio de 2022
De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Localização: SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF
Fone: (61) 3108-7600

Site: bb.com.br/cultura

Facebook/ccbb.brasilia
Twitter/ @ccbb_df
Instagram/ccbbbrasilia
Youtube/ Bancodobrasil

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação