Obituário

Morre Kleiber Beltrão, ex-presidente da ABCD e narrador esportivo do DF

O homem tornou-se um dos maiores cronistas esportivos da história do país e o maior narrador da capital

Fernanda Strickland
postado em 18/04/2022 20:40 / atualizado em 18/04/2022 20:41
Em sua carreira de 53 anos, Kleiber foi líder de audiência imbatível -  (crédito: Arquivo pessoal)
Em sua carreira de 53 anos, Kleiber foi líder de audiência imbatível - (crédito: Arquivo pessoal)

O ex-presidente da ABCD, da ABRACE e vice-presidente da AIPS América, Pedro Kleiber
de Bezerril Beltrão, morreu em Brasília — neste domingo (17/4) — após ter uma carreira de 53 anos de profissão. Pedro Kleiber nasceu em Fortaleza, mas sempre morou em Brasília. Na capital do Brasil, tornou- se um dos maiores cronistas esportivos da história do país e o maior narrador do Distrito Federal.

Vítima de uma trombose, Beltrão estava internado. Em sua carreira de 53 anos, Kleiber foi líder de audiência imbatível. Com seu talento, transmitiu as emoções do futebol de Brasília e do Brasil pelas Rádio e TV Nacional, Rádio e TV Brasília, Rádio Capital, Rádio Planalto, Rádio Globo, Rádio Clube e Rádio Mega.

O jornalista colaborou ainda com a TV Record, Rádio Transamérica e Rádio Bandeirantes. Kleiber também fez sucesso no rádio pernambucano pela TV e Rádio Jornal do Commércio, TV e Rádio Clube de Pernambuco e Rádio Globo do Nordeste. Sua última narração foi pela TV Câmara Distrital, no jogo entre Brasiliense e Ceilândia, pela primeira rodada da segunda fase do Campeonato Candango deste ano.

O ex-presidente da ABCD, narrou 10 Copas do Mundo. Centenas de partidas de futebol e milhares de gols. Ele era Jornalista, mas também economista e matemático. Formou-se pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Católica de Pernambuco, o professor Kleiber lecionou nas mais importantes instituições educacionais de Brasília, como no UniCeub.

Kleiber presidiu a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD) em dois mandatos seguidos. Foi aclamado presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos em 2016, esteve à frente da entidade até 2021. Kleiber também era vice-presidente da AIPS América, entidade que representa os cronistas esportivos de todo o mundo.

Kleiber foi homenageado pela ABCD no projeto de transmissão do Candangão em parceria com a TV Câmara Distrital. Ele transmitiu a partida ao lado do seu filho, Pedro Beltrão Junior.

Segundo informações da família, o velório será nesta terça-feira (19/4), das 9h às 11h, na capela 7, no Campo da Esperança, em Brasilia-DF. Já o sepultamento será realizado às 11h30

Nota do ABCD

"A Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD) lamenta profundamente o falecimento de Pedro Kleiber de Bezerril Beltrão, o professor Kleiber Beltrão, ex-presidente da ABCD.

Kleiber Beltrão representava o que de melhor havia na categoria. Com uma carreira brilhante, empunhando microfones do peso da Rádio e TV Nacional, Rádio e TV Brasília, Rádio Capital, Rádio Planalto, Rádio Globo, Rádio Clube e Rádio Mega. Colaborou com a TV Record, Rádio Transamérica e Rádio Bandeirantes.

No jornalismo esportivo do nordeste, Kleiber levantou os pesados microfones da TV e Rádio Jornal do Commércio, TV e Rádio Clube de Pernambuco e Rádio Globo do Nordeste.

Além de narrador, Kleiber Beltrão era economista e matemático. Formado pela Universidade Federal de Pernamcubo (UFPE) e pela Universidade Católica de Pernambuco, lecioonou nas mais importantes instituições educacionais de Brasília, com destacada atuação no Uniceub. Foi assessor da Presidência da República em 1992 e do Ministério da Fazenda entre 1992 e 1995, tendo atuado no órgão durante a criação do Plano Real. Kleiber Beltrão ainda foi servidor público do Banco do Brasil e do Banco Central do Brasil.

Durante 53 anos de carreira como cronista, Kleiber Beltrão acumulou amigos e admiradores. Sua reputação o levou a dois mandatos, por aclamação, à frente da ABCD.

Foi eleito, quase à unanimidade, à presidência da ABRACE em 2017. Vice-presidente da AIPS América, entidade mais importante de jornalistas esportivos do Mundo, Kleiber Beltrão teve uma incomparável carreira em defesa da classe, nacional e internacionalmente.
Sua última narração foi pela TV Câmara Distrital no jogo entre Brasiliense e Ceilândia pela primeira rodada da segunda fase do Candangão 2022.

Kleiber foi homenageado pela ABCD no projeto de transmissão do Candangão em parceria com a TV Câmara Distrital. Ele transmitiu a partida ao lado do seu filho, Pedro Beltrão Junior.

Consternados, os membros da diretoria da ABCD prestam suas mais profundas e respeitosas condolências aos familiares e amigos, de carreira e de vida, do eterno professor Kleiber Beltrão".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação